Câmara comemora Jubileu de Prata da Guarda Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2013 12h40, última modificação 17/09/2021 08h08

Na noite desta quarta-feira (8), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para comemorar o Jubileu de Prata de Efetivo Serviço da 1a Turma da Guarda Municipal de Curitiba. Para o presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), “a lembrança da data busca enaltecer esta instituição que representa um patrimônio do povo”. Ainda para o parlamentar, “a Casa presta sua homenagem à Guarda cuja existência se deve à lei de autoria do vereador José Maria Correia, que se tornou efetiva em 1988”.
    
O vereador Jorge Bernardi (PDT) ocupou a tribuna para fazer a saudação aos homenageados. Lembrou o vereador que no ano de 1984, o projeto do ex-vereador José Maria Correia tramitou na Casa e foi aprovado, mas não logrou sanção. “A Guarda Municipal só passou a existir efetivamente em 4 de agosto de 1988, numa cerimônia realizada nas dependências do edifício Marechal Castelo Branco. Seu primeiro diretor foi o então delegado de polícia José Carlos Branco”, rememorou o vereador Bernardi. “A instituição conquistou o respeito e a confiança da sociedade curitibana, além de se tornar uma fonte de inspiração para os jovens que nela identificam uma verdadeira polícia comunitária. Em virtude de tais fatos, a  comunidade expressa seu agradecimento, por meio de seus representantes legislativos”, completou o parlamentar.
    
O comandante da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, fez uso da palavra para agradecer a homenagem em nome dos colegas. “Na posição de 14o diretor da Guarda Municipal devo lembrar de Carlos Celso dos Santos Júnior, primeiro diretor da Guarda, que também exerceu a diretoria da Defesa Social do Município e Gilberto Ramos de Oliveira, primeiro inspetor da Guarda”, ressaltou Frederico.

Presenças
    
Estavam presentes os vereadores Dona Lourdes (PSB), Chico do Uberaba (PMN), Jorge Bernardi (PDT), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Geovane Fernandes (PTB), Carla Pimentel (PSC), Beto Moraes (PSDB) e Pedro Paulo (PT). Além deles, também compareceram as seguintes autoridades: Rafael Freire, representando o 1° secretário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador Professor Marcelo (PV); Denise Terezinha Sella, representando o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Júnior; Amabilon Dalcomuni, representando o administrador da Regional Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, e o ex-vereador Ângelo Batista (PP).
    
A mesa foi composta pelas autoridades Inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, Diretor da Guarda Municipal de Curitiba; Osíris Klamas, superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social; coronel Milton Isack Fadel Júnior, comandante do 1° Comando Regional de Policiamento, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Edson Bondaruk, o secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha, e o governador Beto Richa; Maurício Arruda, representando o vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; João Batista, coordenador municipal da Defesa Civil e o ex-vereador José maria Correia, autor da lei que criou a Guarda Municipal de Curitiba.