Câmara comemora Dia do Trabalho

por Assessoria Comunicação publicado 03/05/2004 00h00, última modificação 05/04/2021 16h33

O Dia do Trabalho (1º de Maio) mereceu homenagem especial da Câmara de Curitiba, na noite da última sexta-feira (30), Dia Municipal do Sindicalista. Representantes de diversas entidades sindicais receberam condecoração em reconhecimento à colaboração a cada segmento profissional na cidade, indicados por vereadores das nove bancadas partidárias.
Trabalho
Desde 1889, a data de 1º de Maio é reconhecida mundialmente, declarada pelo Congresso Operário da 2ª Internacional, realizado em Paris. O movimento teve início em 86, quando trabalhadores americanos deram uma demonstração de força e solidariedade, na deflagração de greves em vários pontos do país, onde se exigia a jornada diária de 8 horas de trabalho. A cidade de Chicago foi o centro dessa luta, reunindo 35 mil operários. De lá para cá, o trabalhador vem “passando por conflitos e sacrifícios humanos necessários para consolidar seus direitos”, disse o vereador André Passos (PT), que fez um retrato do sindicalismo mundial ao saudar os homenageados. Para o representante do prefeito Cassio Taniguchi (PFL), Cesar Tadeu Bassani, que também fez saudação aos homenageados, “mesmo com as dificuldades de gerenciamento de uma cidade, Curitiba é pioneira na qualificação do trabalhador”. Bassani destacou a existência dos 30 Liceus de Ofício, que formam a rede de promoção ao cidadão curitibano, e que já qualificaram mais de 36 mil trabalhadores.
Desemprego
Para os sindicalistas Geraldo Ramthun, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, e José Devanir Gomes da Silva, do Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Paraná e Federação Nacional de Publicidade Externa, a situação do trabalhador ainda não é a ideal, principalmente nos dias atuais, em que enfrenta o desemprego nas mais diferentes frentes de trabalho. “Há vitórias em favor de diversas classes profissionais, porém ainda permanece o desentendimento entre representantes patronais e trabalhadores, que emperra avanços significativos”, observou Gomes da Silva, que, como Ramthun, agradeceu, em nome dos demais homenageados.
Presenças
A sessão solene ao trabalhador, presidida pelo vereador José Aparecido Alves (PSB), o Jotapê, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Cesar Tadeu Bassani, representando o prefeito Cassio Taniguchi; Amilton Stival, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Carlos Alberto Sanches, do Conselho Estadual de Educação; a presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal de Curitiba, Maria Sueli Soares, além de vereadores.