Câmara comemora Dia da Soka Gakkai

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2005 15h55, última modificação 24/05/2021 09h33

O auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba foi palco para mais uma comemoração do Dia da Soka Gakkai, proposta pelo vereador Luis Ernesto (PSDB). O evento, realizado simultaneamente em 190 países, onde mais de um milhão de associados promovem os valores humanos em direção à paz mundial, foi bastante concorrido, com o salão totalmente lotado de convidados.
Na mesa de autoridades, ao lado do vereador Luis Ernesto, estiveram o secretário extraordinário para Assuntos Metropolitanos, vereador licenciado Rui Hara (PSDB), representando o prefeito Beto Richa; Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Curitiba S. A.; Ana Maria Macedo, diretora de Proteção Social da FAS; José Maria Correia, representando o governador Roberto Requião; Jorge Yamawaki, presidente da Sociedade Nipo-brasileira, e o representante da BSGI – Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, Oswaldo Maki.
Homenagens
Oswaldo Maki e Mitsue Yatabe, ambos da BSG Internacional, ela representante da divisão feminina de Curitiba, receberam da Câmara Municipal, em nome do presidente mundial da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, e sua esposa, Kaneko Ikeda, os certificados alusivos aos 45 anos de esforços dispensados em favor da paz mundial. Todas as suas atividades têm por premissa uma compreensão comum acerca do relacionamento que existe entre a felicidade individual e a paz e o desenvolvimento da família humana global.
Filosofia budista
A data faz parte do calendário oficial de Curitiba, desde 1999, quando foi sancionada a Lei nº 9591, de autoria do vereador licenciado Rui Hara, hoje secretário municipal. Fundamentada na filosofia oriental de educação e defesa da dignidade do ser humano, a Soka Gakkai Internacional é uma sociedade de criação de valores para a paz mundial, baseada nos ideais budistas. Foi fundada no Japão, em 1931, por Tsunessaburo Makiguti, em função do grande interesse na reforma da educação e da religião. Hoje, conta com 79 organizações em 190 países.
Através do atual presidente Ikeda, “a filosofia da entidade tem atravessado fronteiras, como um movimento de cultura da paz para o despertar de uma nova consciência mundial, embasada no humanismo, esperança, compreensão, respeito mútuo, paz e prosperidade”, segundo afirmou Hara em seu discurso de saudação aos homenageados.
Como uma organização não governamental, a SGI é filiada a diversas agências das Nações Unidas, destacando-se, entre suas mais importantes ações, o projeto da Unesco que instituiu a “década da educação para o desenvolvimento sustentável”.
Música para a paz
No encerramento do evento, após ouvir as execuções da Orquestra Filarmônica Paranaense – EFP, especialmente convidada para abrilhantar a cerimônia, o vereador Luis Ernesto falou sobre as lições da sabedoria oriental e o papel da música, que, “sem fronteiras, propicia o estreitamento de amizades e da paz”.