Câmara comemora aniversário de Curitiba e entrega prêmios

por Assessoria Comunicação publicado 30/03/2016 23h35, última modificação 06/10/2021 08h18
Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (30), em comemoração ao aniversário de 323 anos de fundação de Curitiba, a Câmara Municipal reconheceu, por meio da entrega dos prêmios “Cidade de Curitiba” e “Cultura e Divulgação”, o trabalho desenvolvido por 35 pessoas e duas instituições (veja a lista completa abaixo) que se destacaram por suas atividades profissionais, sociais ou culturais durante o ano de 2015.

A diversidade foi a marca da premiação, que contemplou médicos, advogados, empresários, professores, líderes comunitários, atletas e comunicadores. Antônio José Lino, proprietário do Linos Bar, foi um dos indicados mais aplaudidos pelo público, que lotou o Palácio Rio Branco. Conforme Mestre Pop (PSC), vereador que propôs a homenagem, o bar pode ser considerado o “berço” da cultura underground de Curitiba, “tendo contribuído com a divulgação de inúmeros artistas e bandas alternativas”.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), e coube ao vereador Pedro Paulo (PDT) saudar os homenageados em nome do Legislativo. “Vocês estão aqui porque representam o que há de mais precioso na nossa terra: a força dos trabalhadores, o protagonismo dos empreendedores, a criatividade dos artistas, a dedicação pela vida exercida por médicos e profissionais de saúde, o discernimento dos estudiosos, o amor pregado por religiosos, as tradições dos nossos antepassados e a coragem das lideranças comunitárias”.

Pedro Paulo também fez um breve comentário sobre os trabalhos desenvolvidos na atual legislatura e destacou a “sintonia fina” obtida entre os vereadores e a população em debates relevantes para a cidade, bem como o “diálogo franco” mantido entre o Parlamento e o prefeito Gustavo Fruet. “Desafio é o que não falta, portanto temos buscado com esmero e atenção acompanhar a execução das políticas públicas, encaminhar demandas e fazer a mediação necessária à construção de uma cidade melhor”.

Julio Cesar Wiederkeh, médico e professor da Universidade Federal do Paraná, homenageado por Cristiano Santos (PV), foi escolhido para discursar em nome dos premiados. Ele destacou o papel de vanguarda exercido por Curitiba nas últimas décadas com soluções inovadoras que se tornaram referência para outras cidades. “E neste momento em que somos expostos a um verdadeiro ataque à moral e à ética por parte de alguns dos nossos governantes, nossa cidade é alçada à condição de República, graças ao seu combate rigoroso e pioneiro à corrupção”.

O médico citou o ex-governador Jaime Lerner ao dizer que “o retrato de uma cidade é sua própria gente” e afirmou que os premiados recebiam a distinção desta “gente”, legitimamente representada pelos vereadores. Ele também agradeceu aos pais, a esposa e os filhos e disse que, mesmo vivendo momentos de indignação e incerteza em relação ao futuro, jamais devemos perder a esperança e a confiança de que dias melhores virão. “Soluções serão encontradas, não pela vinda de um salvador, mas por nossas atitudes e ações”, concluiu.

Autoridades
Além dos vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara Municipal, compuseram a Mesa o secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba, Ricardo MacDonald; o Juiz Eleitoral Paulo Afonso da Motta Ribeiro; e o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Fedalto.

Também participaram da solenidade os vereadores Paulo Rink (PR); Felipe Braga Côrtes, Serginho do Posto e Professor Galdino, do PSDB; Cristiano Santos e Paulo Salamuni, do PV; Dona Lourdes e Mauro Ignácio, do PSB; Noemia Rocha (PMDB); Chico do Uberaba (PMN); Aldemir Manfron (PP); Jorge Bernardi (Rede); Bruno Pessuti, Mestre Pop e Tiago Gevert, do PSC; Geovane Fernandes (PTB); Tito Zeglin (PDT); Zé Maria (SD); Tico Kuzma (Pros); Julieta Reis (DEM); Chicarelli (PSDC); e Helio Wirbiski (PPS).

Prêmio Cidade de Curitiba
Os homenageados com o prêmio Cidade de Curitiba foram:

1) Antônio Dilson Pereira, indicado pelo vereador Zé Maria (SD).
Graduado em Direito, atuou na Caixa Econômica Federal por 32 anos, exercendo diversas funções, destacando-se a chefia da área de Comunicação Social e do Jurídico no Paraná. Atuou na Itaipu como advogado e assessor de planejamento da Diretoria Jurídica. Na área de voluntariado é conselheiro da Associação Socorro aos Necessitados (Recanto Tarumã).

2) Antonio Rodrigues Santos (Mestre Sergipe), indicado pelo vereador Mestre Pop (PSC).
Com 30 anos de prática é pioneiro da Capoeira em Curitiba. Foi presidente da Federação Paranaense de Capoeira, criador da Liga da Capoeira e colaborador em diversas obras literárias, dentre elas a “Curitiba entra na Roda”, premiado pelo IPHAN.

3) Claudio Rosetti de Campos, indicado pelo vereador Geovane Fernandes (PTB).
Advogado da área trabalhista, possui pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e especialização em Direito Coletivo e Sindical. Atua principalmente com a classe dos vigilantes.

4) Diogo Alves Roque, indicado pelo vereador Pedro Paulo (PDT).
Graduado em Medicina, fez residência médica em Medicina de Família na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como Médico de Família na Unidade de Saúde Básica Concórdia e como clínico geral no Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Zilda Arns.

5) Gino Kopp, indicado pelo vereador Chicarelli (PSDC).
Diretor da Kopp Comércio de Produtos Odontológicos, possui especialização em Implantodontia e Periodontia. Idealizou o Sistema de Implante Friccional Biológico e desenvolveu a Técnica Cirúrgica do Osso Particulado Modificada. É coordenador de cursos de aperfeiçoamento para profissionais de odontologia no Instituto Kopp.

6) Gilberto Souza Pinto, indicado pelo vereador Tiago Gevert (PSC).
Líder comunitário no Boqueirão, reside no bairro há 25 anos. Esteve à frente da luta pela conclusão da obra da ciclovia em torno do Quartel do Boqueirão e pela instalação da iluminação que hoje torna a ciclovia um lugar adequado para a prática de esportes.

7) Gustavo Albernaz, indicado pelo vereador Tico Kuzma (Pros).
Criador da Futebol Society Curitiba – FSCWB, com 81 equipes filiadas, atua no ramo de organização, execução e gestão de eventos esportivos. Responsável pela organização de competições para times amadores de Curitiba e região, vê no esporte a oportunidade para mudar a vida das pessoas.

8) João Cândido Pereira de Castro Neto, indicado pelo vereador Jorge Bernardi (Rede).
Doutorando em Administração, possui mestrado em Administração e Gestão Financeira e especialização em Engenharia Econômica. Com 35 anos exercendo atividades na área de magistério superior, atua como professor, coordenador de iniciação científica e como Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Estudos Sociais do Paraná – FESP.

9) João Carlos Gonçalves Baracho, indicado pelo vereador Bruno Pessuti (PSC).
Graduado em Medicina, possui especialização em Clínica Médica, Saúde Pública, Geriatria e Gerontologia. Escritor e palestrante, está na presidência da Associação Médica do Paraná desde 2011, onde luta pela união da classe e preservação da dignidade do exercício da profissão.

10) João Guilherme Leprevost, indicado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Empresário do ramo de bares e entretenimento, atua na organização de shows nacionais, internacionais e festas tradicionais no calendário curitibano. É proprietário da empresa CWB Brasil e do Bar Brahma Curitiba. Na área de assistência social atua como colaborador da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Instituto Pró-Renal e do Instituto Pequeno Príncipe.

11) Julio Cesar Wiederkehr, indicado pelo vereador Cristiano Santos (PV).
Médico, doutor em técnicas operatórias e cirurgia experimental, especialista em cirurgia geral e gastroenterológica, atua nas áreas de cirurgia hepatobiliar e laparoscópica. Pioneiro na área de transplante de fígado, tem artigos publicados, desenvolve pesquisas e atua como palestrante em congressos e seminários. Atua como professor titular da Universidade Federal do Paraná.

12) Márcio José de Souza Almeida, indicado pela vereadora Noemia Rocha (PMDB).
Médico, onco ginecologista, com especialização em mastologia, ginecologia e obstetrícia, é chefe do serviço de residência médica de ginecologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Atua no Centro de Oncologia do Paraná, no Cimec e no Hospital Maternidade Alto Maracanã.

13) Rafael Êrico Kalluf Pussoli, indicado pela vereadora Julieta Reis (DEM).
Engenheiro Civil e gestor ambiental, atuou como responsável técnico pela Construtora Pussoli S.A em diversas obras públicas em Curitiba. Com vocação para o voluntariado, em 1993 assumiu a presidência do Albergue Casa dos Pobres São João Batista, onde acolhe e auxilia pessoas vindas do interior que necessitam de abrigo quando em tratamento de saúde.

14) Ricardo Corrêa da Cunha, indicado pelo vereador Aldemir Manfron (PP).
Graduado em Educação Física, com doutorado em Biotecnologia na Saúde da Criança e Adolescente, é professor universitário e colaborador no Instituto de Pesquisa Pelé – Pequeno Príncipe em pesquisa com células-tronco. Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em exercício físico relacionado à terapia celular e em regeneração tecidual.

15) Rubens Zenobio Darwich, indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT).
Médico Cardiologista, membro da Coordenação do Serviço de Residência Médica do Hospital Santa Cruz, atua no serviço de Cardiologia SUS e como coordenador do Grupo de Cardiologia Intervencionista. É Coordenador do Serviço de Cardiologia SUS do Hospital São Vicente – FUNEF.

16) Rui Ferraz Paciornik, indicado pelo vereador Paulo Rink (PR).
Advogado, atua na área de direito empresarial e desportivo, destacando-se ainda por sua atuação em ações relacionadas ao Direito Ambiental em prol de comunidades atingidas por acidentes ou eventos impactantes desta natureza. Apoia a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas do Paraná e o Instituto de Pesquisas Pelé – Pequeno Príncipe.

17) Wasyl Stuparyk, indicado pela vereadora Dona Lourdes (PSB).
Radialista, com passagem por diversas rádios e pela TV Tupi, atualmente dedica-se ao site “O Rádio do Paraná” e à apresentação semanal do quadro “Estas Palmas São Para Você” onde homenageia personalidades do cotidiano do Paraná. No Teatro Guaíra, atuou como sonoplasta e como Coordenador de Produção e Promoção do Corpo de Baile.

Prêmio Cultura e Divulgação
Foram homenageadas as seguintes pessoas com o prêmio Cultura e Divulgação:

1) Amauri Nogueira, indicado pelo vereador Jorge Bernardi (Rede).
Com o objetivo de promover os trabalhos de escritores em início de carreira que produzem suas obras com recursos próprios, fundou o Grupo “Os Escritibas”, que divulga e expõe obras de poetas na Boca Maldita e no Largo da Ordem. Autor de diversos livros, coordenou e participou da Antologia Conexão – Feira do Poeta 2015.

2) Antônio José Lino (Linos Bar), indicado pelo vereador Mestre Pop (PSC).
Proprietário do berço da cultura underground da capital, o Linos Bar contribui com a divulgação de artistas e bandas alternativas. Reduto de roqueiros, produtores, atores, poetas entre outros, oferece um espaço e um leque de oportunidades para apresentações de bandas iniciantes e talentos da cidade.

3) Arlindo Ventura (Magrão), indicado pelo vereador Tico Kuzma (Pros).
Produtor cultural e proprietário do Bar do Torto, é responsável pela criação do Projeto “Quadra Cultural”, evento aberto ao público, com apresentação de shows de bandas locais, opções de entretenimento e gastronomia.

4) Celso Coppio Galeria e Escola de Arte, indicado pela vereadora Julieta Reis (DEM).
Em funcionamento desde 1996, mantém exposições das obras do artista Celso Coppio. Referência para colecionadores e profissionais da área, destaca-se no cenário artístico e cultural pela refinada gama de objetos e obras de arte. Oferece cursos de desenho e pintura, organiza exposições, oficinas de arte e workshops.

5) Cezar Augusto Culpi, indicado pelo vereador Mauro Ignácio (PSB).
Estudioso do folclore italiano, por 29 anos produziu e apresentou o Programa Rivivere LItália pela Rádio Colombo. Foi um dos fundadores do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade e do Circolo Vicentini Nel Mondo Di Curitiba.

6) Edson Luiz da Silva, indicado pela vereadora Noemia Rocha (PMDB).
Pregador da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, atua como comunicador de rádio, com os programas Madrugada com Deus e Musical Evangélico, na Rádio Marumbi.

7) Eliane Fetzer, indicado pelo vereador Bruno Pessuti (PSC).
Formada em dança, é diretora e coreógrafa da Cia. Eliane Fetzer de Dança Contemporânea. Vencedora de diversos Festivais de Dança de Joinville, ministrou aulas e dirigiu vários espetáculos de dança na cidade de Curitiba. Coordena o Grupo EF Jazz Company.

8) Gabriel Vieira, indicado pelo vereador Pedro Paulo (PDT).
Cantor sertanejo mirim, abrilhanta eventos e comemorações de Curitiba com seu talento precoce. Apresentou-se na TV cultura, na Festa do Divino em Guaratuba e participou do Concerto de vozes Sertanejas na Lapa – Paraná.

9) Gregório de Bem, indicado pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Bacharel em Comunicação Social, empresário do ramo de jornais e revistas em Curitiba, trabalha em prol e em defesa da classe desde 1999. Foi membro do Conselho Editorial do Jornal Gazeta do Povo e Vice-Presidente da Confederação dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade.

10) Iván Bojko, indicado pelo vereador Chico do Uberaba (PMN).
Imigrante Ucraniano refugiado da 2ª Guerra Mundial, é personalidade de destaque da comunidade Ucraniana do Paraná. Fabricou a primeira bandura, instrumento musical tipicamente ucraniano com 55 cordas, símbolo de resistência e patrimônio cultural no Estado.

11) Julia do Rocio Meirelles, indicada pelo vereador Cristiano Santos (PV).
Professora de jazz, bailarina, coreógrafa e modelo, foi vencedora por dois anos consecutivos do Festival de Dança de Joinville na modalidade jazz solo feminino, e indicada como melhor bailarina em 2013. Foi premiada com uma bolsa de estudos para a Broadway Center Dance em Nova York.

12) Lucas Fernando Arruda, indicado pelo vereador Tiago Gevert (PSC).
Formado em Interpretação pela Confraria Cênica, atua como ator e diretor da peça “Abraão Pai de Multidões”, em cartaz há dois anos. Ator, Cenotécnico, Operador de Som e Luz, Professor de Teatro, há 16 anos desenvolve atividades à frente de diversos trabalhos e projetos culturais.

13) Maria Bárbara Mantuan, indicada pelo vereador Chicarelli (PSDC).
Formada em Geografia e História, participou de oficinas, workshops e cursos de interpretação. Destacou-se como atriz, escritora, roteirista e produtora. Participou de festivais e criou grupos de teatro amador com alunos da rede municipal de ensino.

14) Nelson Sebastião Martins Junior, indicado pelo vereador Toninho da Farmácia (PP).
Arte-educador, artista plástico, músico e pesquisador, há anos atua em projetos de arte e educação em comunidades de Curitiba e Região Metropolitana. Formado em Educação Artística, com especialização em História e Cultura Afro-brasileira, desenvolve pesquisas sobre educação e manifestações da cultura popular.

15) Osmar Muzilli, indicado pelo vereador Paulo Rink (PR).
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia, atuou no Instituto Agronômico do Paraná e na Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pesquisador, é autor e colaborador em extensa produção bibliográfica e artigos técnicos publicados em periódicos científicos.

16) Passeio Produções Artísticas, indicada pelo vereador Serginho do Posto (PSDB).
Empresa responsável pelo projeto “Arte no Passeio”, organiza e promove a apresentação de espetáculos aos cidadãos que frequentam o Passeio Público de Curitiba. Na busca da revitalização da área, buscam retomar o aspecto lúdico e cultural do local com diversas intervenções e apresentações artísticas.

17) Sara Carvalho, indicada pela vereadora Dona Lourdes (PSB).
Jornalista, iniciou sua carreira na televisão como apresentadora, tornando-se posteriormente redatora, repórter e supervisora de redação. Realizou reportagens nas mais diversas áreas, com destaque às que retratavam o cotidiano do cidadão que vive na capital, divulgando com ética e profissionalismo o nome de Curitiba.

18) Sergio Luiz Medeiros, indicado pelo vereador Helio Wirbiski (PPS).
Idealizador e criador da fan page “curitibahonesta.com”, site que divulga a gastronomia típica curitibana, foi criador dos Festivais Gastronômicos “Pão com Bolinho”, “Carne de Onça” e do “Circuíto de Sanduíches” de Curitiba. Atua como colunista na Rádio CBN e no Portal Nacional “Catraca Livre”.

19) Silvana Rosa Pereira, indicada pelo vereador Geovane Fernandes (PTB).
De família tradicionalmente circense, atriz, produtora e professora, atuou em diversos espetáculos itinerantes e recebeu indicações para o Troféu “Gralha Azul”. Na Escola Domínius de Curitiba, monta espetáculos com os alunos para que a arte circense de pavilhão não seja esquecida.

20) Vitor Mendes Rodrigues, indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT).
Licenciado em Educação artística, atua como professor de artes no Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel. É maestro da Banda Musical do Caximba, do Coral Maria Gai e da Fanfarra da Escola Municipal Joana Raksa, com as quais conquistou diversos títulos e premiações.

Veja mais fotos no Flickr da Câmara Municipal.