Câmara comemora aniversário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2008 18h15, última modificação 21/06/2021 07h36
Dando início às comemorações dos 315 anos de Curitiba, a Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (27), solenidade de entrega dos prêmios Cidade de Curitiba e Cultura e Divulgação. Nesta sexta (28), serão concedidos os de Mérito Esportivo e Consagração Pública Municipal. Cada vereador pôde indicar apenas uma personalidade para a concessão da homenagem, específica em cada área. O presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), esteve no comando da solenidade.
O prêmio Cidade de Curitiba é um reconhecimento individual às pessoas que se destacam por ações em favor da cidade. “Vocês fazem a Curitiba que o mundo elogia. Estamos aqui para praticar a solidariedade entre todos e fazer justiça. O mundo que nos espera não está para ser conquistado, mas para ser construído”, disse o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), na saudação oficial. O vereador explicou que o prêmio Cultura e Divulgação homenageia formadores de opinião, divulgadores e promotores da cultura. “Vocês são exemplo de trabalho, dedicação, competência e talento. Dar exemplo não é a melhor maneira de influenciar positivamente os outros; é a única”, disse.
A entrega dos dois prêmios foi conduzida pelo primeiro-secretário da Casa, vereador Celso Torquato (PSDB), que leu o currículo dos homenageados. Paulo Pimentel, ex-governador do Paraná e comunicador, também homenageado, falou em nome das 54 personalidades agraciadas na noite, 27 em cada categoria. Para ele, a homenagem vai além do que todos merecem. “Todos nós ajudamos e não fazemos nada mais que nossa obrigação. O sentimento de ser bom é próprio dos homens do bem. O resto é a minoria”, disse, admitindo sentir orgulho e satisfação em ter cumprido suas obrigações.
O presidente Derosso, ao final da sessão, fez um comparativo do número de habitantes de Curitiba com o de homenageados do ano, destacando o potencial de cada um. “Curitiba, nos seus 315 anos, possui quase dois milhões de habitantes. Destes, somente 54 foram escolhidos pelos vereadores para estarem aqui hoje. Parabéns a todos eles, merecedores”, finalizou.
Coral
Entre as premiações, o Coral Mapa Curumim, regido por Joyce Todeschini, a Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, regida pelo maestro Paulo Torres, e o solista Sandro Amaral apresentaram as músicas Nascimento de Curitiba e Imigrantes, da obra Curi-tin, a Lenda de Curitiba, considerada a primeira ópera infantil do País. A Orquestra de Câmara da PUC também apresentou a abertura da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart.
Como forma de reconhecimento pelo trabalho e pelos 20 anos de fundação do Coral Mapa Curumim, Joyce Todeschini recebeu diploma, também concedido à Orquestra de Câmara da PUC, pelas comemorações alusivas aos 10 anos de existência.
Presenças
Além dos vereadores e seus homenageados, estavam presentes Eduardo Christiano Lobo Aichinger, representando o prefeito Beto Richa; o cônsul honorário do Senegal, Ozeil Moura dos Santos; Alani Melo, presidente da Associação dos Artistas; Gilberto Camargo, representando o presidente da Agência Curitiba, Juraci Barbosa Sobrinho; Raquel Cubas, representando o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luciano Ducci, e Ana Maria Taques Ghignone, em nome de Fernanda Richa, presidente da Fundação de Ação Social (FAS).