Câmara coletará donativos para vítimas das chuvas e lixo eletrônico
Nesta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) passou a integrar a rede de apoio às pessoas atingidas pelas chuvas. Donativos estão sendo recolhidos pelo Legislativo e destinados à Fundação de Ação Social (FAS), com o objetivo de reforçar os estoques da instituição. Desde quinta-feira (30) as chuvas têm provocado alagamentos e deixado áreas sem iluminação. Mais de 20 mil pessoas, segundo a Defesa Civil, foram afetadas pelas tempestades na Grande Curitiba semana passada.
Os donativos (vestimentas, itens de higiene pessoal, roupas de cama e colchões, por exemplo) podem ser deixados na sala da Diretoria de Patrimônio e Serviços Auxiliares (DPSA), no 1º andar do Anexo 3 da CMC – que é o prédio ao lado da garagem coberta localizada diante do Palácio Rio Branco. Também é possível doar à campanha estadual, coordenada pela Provopar – consulte aqui os pontos de coleta.
Campanha do Agasalho
Hoje a CMC também começa a recolher roupas para a Campanha do Agasalho 2019, para atender a população em situação de vulnerabilidade social nos meses de inverno. Neste ano, o tema da campanha é “Doe a Boa”, para evitar que as peças não sejam descartadas pela FAS na triagem que antecede a entrega para quem mais precisa.
O objetivo é ressaltar que as roupas devem estar em bom estado e limpas. A campanha pede casacos, blusas, moletons e jaquetas preferencialmente masculinos, além de cobertas e edredons. A CMC aceitará doações até o fim deste mês. A FAS espera arrecadar 100 mil peças nos próximos quatro meses. Além da Câmara de Curitiba, há outros 100 pontos de coleta espalhados por toda a cidade. As doações devem ser levadas ao DPSA.
Lixo tóxico
Nesta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Curitiba recebe caminhão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o recolhimento de lixo eletrônico. Poderão ser destinados computadores, notebooks, celulares, tablets, impressoras, roteadores, televisores, aquecedores, aspiradores de pós, máquinas de lavar roupas e louças, rádios, câmeras, torradeiras etc. Basta levar os itens ao Anexo 3.
Hoje o serviço público de coleta destes materiais, que não devem ser colocados nem no lixo comum, nem na coleta de recicláveis, já acontece em forma de rodízio nos terminais de ônibus de Curitiba. Novas datas serão divulgadas em breve.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba