Câmara capacita servidores para novas regras de contabilidade pública

por Assessoria Comunicação publicado 31/05/2012 18h10, última modificação 02/09/2021 08h37
A Câmara de Curitiba deu início, nesta quinta-feira (31), ao processo de padronização dos procedimentos contábeis na administração pública. Por determinação da Secretaria de Tesouro Nacional (STN), até o final de 2014 os entes públicos federais, estaduais e municipais deverão adotar as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), que exigem mais detalhamento e controle da execução orçamentária. “Estaremos prontos para o novo sistema em janeiro de 2013, dentro do prazo sugerido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, explica Eponino Macuco Neto, diretor contábil e financeiro da instituição.
Durante todo o dia, consultores da empresa Governança Brasil reuniram-se com servidores da administração do Legislativo, explicando as mudanças práticas e os conceitos que nortearam as novas regras. As NBCASP orientam que todos os fatos administrativos sejam examinados e registrados, pois produzem alterações em algum elemento do ativo, passivo e patrimônio líquido. “Já fazemos esse controle, mas será preciso adaptá-lo para as planilhas divulgadas pelo TCE”, confirma o diretor-contábil.
A atividade de capacitação foi conduzida pela empresa Governança Brasil, cujos consultores Alcenir Negri, Aldrey Kich, Duarte Oliveira, Joab Santos, Loumar Santos, Olimar Pienarski e Paulo Rino explicaram os procedimentos para uma prestação de contas com transparência dentro das NBCASP.