Câmara busca constante qualidade de serviços

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2008 16h40, última modificação 22/06/2021 09h27
Os servidores da Câmara Municipal de Curitiba estão em constante aperfeiçoamento de suas atividades para melhor atender e servir a cidade. Recentemente, servidores do setor de Contabilidade e Orçamento, sob o comando do chefe de Contas a Pagar, Rogério Capriglioni, visitaram a Câmara de Vereadores de Joinville. O Legislativo catarinense possui sistema de interligação eletrônica entre os setores de compras e a contabilidade. Tem, ainda, sistema interligado com o banco em que os servidores recebem os salários, permitindo ao diretor financeiro o acesso através do pagamento de borderô eletrônico.
A visita feita pelos servidores Sálua Ali Rachid Raad, Mauro Luiz de Lara, Consuelo do Rosário Cardoso e Magali Antunes, serviu para levantar subsídios para o aperfeiçoamento dos serviços desenvolvidos pelo setor contábil e financeiro, garantindo mais transparência e agilidade na Câmara de Curitiba. A transparência vem sendo uma das principais bandeiras do presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), à frente da Casa.
Subsídios
Hélio de Aquino, diretor financeiro da Câmara de Joinville, prestou as informações sobre o funcionamento e benefícios que a interligação eletrônica propicia. Salientou a importância da divisão de gerenciamento de contratos, na qual passam todas as notas fiscais, sendo de responsabilidade do gerente fazer a conferência para checar se os dados conferem com o que foi contratado. Segundo Aquino, esta foi a melhor medida implantada. “Atualmente, mandamos para o Tribunal de Contas relatórios diários de tudo o que é comprado”, afirmou. “Isso fez com que tivéssemos um maior controle sobre o que acontece na Casa, com muita transparência. Esse novo olhar legislativo tem nos garantido o respeito da população, que nos vê de forma diferenciada”, acrescentou.
Ainda em Joinville, cada contrato é acompanhado, além do gerenciador, por alguém do setor que vai utilizar os serviços. “No início de cada ano, fazemos empenho global e estimativa para gastos com luz, água e telefone. Tenho como parâmetro o que foi gasto no ano anterior, calculando os possíveis reajustes de preços. Quando chegam as notas, fazemos o subempenho, diminuindo do total. Com isso, temos o controle exato do que gastamos e do saldo restante”, salientou Aquino, informando que os membros da comissão de recebimento de material não são fixos e há a necessidade da presença de um servidor que conheça o material ou produto que está sendo recebido, para conferência, referindo-se ao  setor de Patrimônio como “o nosso calcanhar de Aquiles”.