Câmara avalia projetos de agroecologia em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 01/09/2008 17h45, última modificação 22/06/2021 07h27
A implantação de pelo menos três importantes projetos de desenvolvimento da agroecologia  no meio urbano e periférico da capital foram alguns dos  benefícios trazidos para Curitiba pelo Instituto Agroecológico (IA), destacados na manhã desta segunda-feira (1º), na Câmara de Curitiba.
A entidade, que  estimula o desenvolvimento socioeconômico através de projetos de agricultura familiar, também atua na promoção de estudos e pesquisas científicas aplicadas à defesa do meio ambiente. Em Curitiba, um desses projetos, promovidos no bairro Tatuquara, vem dinamizando as hortas comunitárias e outro, redesenha a implantação destas hortas abaixo das linhas de transmissão de energia. Mais um é aplicado com crianças de risco social  na Vila Fanny.
Qualificação
Outro fator relevante apontado pelos parlamentares, que entenderam sua finalidade de utilidade pública, é a busca pela formação e requalificação de profissionais do setor e sua inserção no mercado de trabalho. Também foi ressaltada a composição do comitê de avaliação que propõe recomendações de ordem técnica aproveitadas pela administração municipal.
Além dessas contribuições, o IA ainda desenvolve projetos de cartografia social junto com o Instituto de Terras Cartografia e Geociências  do Paraná.