Câmara assegura sede ao Instituto Brasil - Japão
Maioria de votos nominais garantiu aprovação de projeto de lei que proporcionará ao Instituto Cultural e Científico Brasil - Japão a regularização de sua sede própria, situada na Avenida das Torres (Comendador Franco). A importância da atividade desenvolvida pelo instituto, que faz parcerias governamentais dentro e fora do País, para intercâmbios sócio-culturais, influenciou na votação, ocorrida nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal.
Com a doação a ser efetivada pelo município, o Instituto Brasil - Japão terá, além da sede própria, a possibilidade de ampliações, garantindo melhores condições à promoção de suas ações ligadas à cultura, beneficência, ensino e pesquisa, fomentando, ainda, as relações entre as duas nações amigas. Também ficarão assegurados os convênios de treinamento de executivos empresariais, a difusão da comunidade acadêmica e de negócios, resultados de natureza científica e tecnológica de interesse geral.
Na defesa que fez da tribuna da Câmara, o vereador Rui Hara (PSDB) ressaltou os 92 anos da imigração japonesa e os 34 anos de fundação da entidade, que promove intercâmbios entre o Brasil e Japão, respaldando o desenvolvimento sócio-econômico. Junto com o instituto, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão já realizou mais de 30 missões econômicas, tendo como resultado a implantação de dezenas de empresas japonesas no Paraná, enfatizou o parlamentar.
A votação do projeto foi acompanhada pelo ex-deputado federal Antonio Ueno, atual presidente do Instituto Cultural e Científico Brasil - Japão.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba