Câmara aprova utilidade de Grupo Escoteiro
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (24), projeto de lei do vereador Paulo Salamuni que declara de utilidade pública o Grupo Escoteiro Marcelino Champagnat. Segundo o parlamentar, a entidade presta relevante trabalho social junto à comunidade desde sua fundação, em maio de 2000. O grupo não restringe a participação de jovens e adultos em seus quadros. Todos os membros da comunidade podem trabalhar voluntariamente.
A entidade participa rotineiramente de ações comunitárias, entre elas na Associação dos Moradores do São Lourenço. São ações de cunho educacional e ecológico, como o plantio de mudas em parques da cidade, explica Salamuni, lembrando que o grupo também participa de atividades em outras instituições, como a Pastoral do Colégio Marista Santa Maria, arrecadando alimentos, brinquedos e vestimentas para creches e asilos.
Meio Ambiente
O Grupo Escoteiro participou voluntariamente, por dois anos seguidos, do Projeto Olho D´Agua, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, coletando, mensalmente, a água de um afluente do rio Belém e emitindo os relatórios de acompanhamento da qualidade. Esse fato gerou, inclusive, o lançamento, em 2002, da campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente no local em que os jovens faziam a coleta de água.
Salamuni, que no dia 14 de setembro completará 30 anos na União dos Escoteiros, já passou por diversos cargos, sendo, atualmente, diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil e diretor de Relações Institucionais da UEB, região do Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba