Câmara aprova semana da esclerose múltipla

por Assessoria Comunicação publicado 07/04/2010 20h15, última modificação 29/06/2021 08h36
A esclerose múltipla é uma  doença de causa desconhecida, que ataca de forma crônica o sistema neurológico e  reduz drasticamente a qualidade de vida do paciente, pela mutilação das fibras nervosas. Nesta quarta-feira (7), a Câmara de Curitiba discutiu e votou, em primeiro turno,  projeto de lei que pretende ampliar o esclarecimento e a conscientização sobre a doença durante toda uma semana de campanhas e atividades.
“Para combatê-la, precisamos de muita informação”, diz o autor da  iniciativa, vereador Jairo Marcelino (PDT). O parlamentar  propôs um  programa de esclarecimento sobre o mal com diversos procedimentos, além de campanhas de órgãos municipais, para se efetivar durante a semana do dia 30 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Esclerose Múltipla.
“Com esclarecimento e prevenção, pode-se modificar as consequências  danosas à vida das pessoas”, justifica. Jairo Marcelino  enfatiza como um dos graves problemas na busca pela erradicação da doença  “o desconhecimento dos tratamentos adequados e o alto custo dos exames, considerando que a excelência da prevenção pode mudar a qualidade de vida das pessoas acometidas.”
Na esclerose múltipla, o doente sente dificuldade para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigamento pelo corpo.
O projeto de Jairo Marcelino prevê  uma semana inteira no calendário oficial do município, através de campanhas e ações da Secretaria Municipal de Saúde, para “ampliar os horizontes da informação”.