Câmara aprova Semana Cultural do Artista Especial

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 18h02

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto de lei de iniciativa do presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que institui em Curitiba a Semana Cultural do Artista Especial, que será promovida anualmente na primeira semana de dezembro. O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é divulgar trabalhos nas diversas áreas artísticas, realizados por pessoas portadoras de deficiência radicadas na cidade. De acordo com o documento, durante o período do evento serão realizadas exposições de pintura, desenho, escultura, trabalhos em marcenaria, colagem e artesanato, apresentações teatrais, musicais, de dança, corais, entre outras manifestações artísticas. As exposições e espetáculos serão em espaços municipais destinados a esse tipo de atividade.
Conforme Derosso, são diretrizes da política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência estabelecer mecanismos que acelerem e favoreçam sua inclusão social, bem como ampliar as alternativas de inserção econômica, proporcionando qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho.
"A atual administração da Casa já vem promovendo, anualmente, a Mostra de Artes Plásticas Câmara Municipal de Curitiba, comemorativa ao aniversário da cidade, para a divulgação de obras de artistas plásticos aqui estabelecidos, integrando o auditório do Anexo II do Palácio Rio Branco como um espaço do município para a realização de eventos dessa natureza", informa o vereador. "Esta nova iniciativa servirá de veículo para levar ao conhecimento do público trabalhos desenvolvidos pelas pessoas portadoras de necessidades especiais, valorizando-as enquanto cidadãs e integrando-as ao mercado e à mídia", complementa Derosso, para quem o projeto é um meio de concretizar o princípio da igualdade previsto na Constituição Federal.
Regulamento
O documento determina que a Prefeitura estabelecerá regulamento específico quanto às categorias de trabalhos, inscrições, premiação, comissão selecionadora ou julgadora, entre outros itens, podendo convidar artistas, críticos e profissionais de artes plásticas indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Estado, além de entidades com atuação na área cultural, de ensino e promoção de artes plásticas às pessoas portadoras de deficiência.