Câmara aprova reunião pública para debater privatização dos Correios
A Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (10), requerimento da vereadora Professora Josete (PT) para realização de uma reunião pública que vai discutir a privatização dos Correios. A sessão foi acompanhada por trabalhadores da estatal. O evento será no dia 18 de abril, no auditório do anexo II, às 18h30. Foram convidados representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect) e do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom) - 407.00010.2017.
Para Josete, é preciso dar atenção ao tema, já que a empresa pública desempenha “papel fundamental” ao estar presente em todos os municípios do país. “É importante dizer que mantida a empresa como pública, temos a garantia de um serviço mais barato com mais igualdade aos cidadão, principalmente na cobertura e segurança na distribuição das correspondências”, frisou.
O secretário geral do Sintcom, Marcos Rogério Inocêncio, disse hoje em plenário estar preocupado com a situação que afeta as agências dos Correios de todo o Brasil – como a falta de concursos públicos – pois, além da entrega de correspondências, a empresa também trabalha com encomendas e como Banco Postal, que é a prestação de serviços bancários básicos em municípios que não contam com agências bancárias.
“Temos que assegurar os Correios totalmente público para atender às necessidades da sociedade. Não podemos entregar uma empresa com mais de 300 anos de história para os empresários. Na atual conjuntura, estão planejando fechar mais de duas mil agências e isso já está afetando o atendimento à população. As pessoas já percebem o atraso na entrega das correspondências”, manifestou Inocêncio. Os vereadores Jairo Marcelino (PSD) e Noemia Rocha (PMDB) também apoiaram a iniciativa de Professora Josete em promover a discussão na Câmara Municipal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba