Câmara aprova criação da Semana Farroupilha

por Assessoria Comunicação publicado 28/02/2007 18h00, última modificação 15/06/2021 08h57
Projeto que institui a Semana Farroupilha, a ser comemorada anualmente na semana que coincida com o dia 20 de setembro, data do início da Revolução Farroupilha, foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (28), na Câmara de Curitiba.
A proposta, do primeiro vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT), determina que anualmente no período serão realizadas atividades recreativas, culturais e de lazer, visando  preservar e valorizar hábitos, costumes e tradições gaúchas. Zeglin explica que a Semana Farroupilha terá por objetivo divulgar os símbolos riograndenses, despertando o espírito cívico dos que dela participarem e aumentando o conhecimento das tradições e costumes do povo gaúcho. O documento prevê que a data passe a fazer parte do calendário oficial de eventos de Curitiba.
Revolução
Em 20 de setembro de 1835 começou a Revolução Farroupilha, que durou 10 anos, terminando em 28 de fevereiro de 1845, com a assinatura do acordo de paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito. A independência do Rio Grande do Sul não era a intenção dos farroupilhas porque seu descontentamento com o Império antecedia a separação de Portugal. A República Sul-Riograndense foi proclamada um ano após a revolução.