Câmara aprova convite para que Dnit explique obras em Curitiba
Vereador Mauro Ignácio pautou, na CMC, a abertura do debate sobre atuação do DNIT. (Foto: Carlos Costa/CMC)
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Cristiano Machado, será convidado a vir à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) explicar os conflitos de responsabilidade de obras em áreas de rodovias federais por toda a capital do Paraná. Nesta terça-feira (2), pedido elaborado por Mauro Ignácio (União) e assinado por 36 vereadores foi aprovado em votação simbólica na segunda parte da ordem do dia (204.00010.2023).
“Quero agradecer aos 36 vereadores que assinaram o convite ao superintendente do Dnit, para que ele venha a essa Casa prestar esclarecimentos nos atrasos em obras nas rodovias. Estamos na iminência de ter uma nova concessão de pedágio e o Contorno Sul, que não tinha [pedágio], passará a ter. Se as obras [citadas em plenário, na semana passada] foram incluídas [no rol de obrigações da concessionária], só vão acontecer daqui 7, 10 anos”, disse Mauro Ignácio.
Na semana passada, foi Ignácio quem despertou a CMC para o assunto, ao reclamar das condições da rua Felício Laskoski e da passarela Marco Malucelli. Depois da crítica dele à ausência de melhorias nesses dois pontos da cidade, Ezequias Barros (PMB), Marcelo Fachinello (PSC), Rodrigo Reis (União), Zezinho Sabará (União) e Alexandre Leprevost (Solidariedade) levantaram outros locais com problemas na cidade e apoiaram o chamamento do superintendente do Dnit. “Na indefinição, ninguém faz nada”, criticou Fachinello, presidente da CMC, na ocasião.
“Não podemos esperar para tomar providências”, afirmou Mauro Ignácio, lembrando que há grandes empresas no local, afetadas pelos problemas de infraestrutura, “que se arrastam há 20 anos”. O convite foi formalizado na forma de uma sugestão de ato administrativo à Mesa Diretora da Câmara de Curitiba, que agora pode transformá-lo em um ofício, que será encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Por se tratar de um convite, cabe ao Dnit decidir se aceitará o pedido dos vereadores.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba