Câmara aprova Cidadania Honorária de Curitiba para José Lúcio Glomb
Homenagem a Glomb é um projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Reis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta segunda-feira (14), por unanimidade, com 28 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores aprovou a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado José Lúcio Glomb. “Com essa homenagem, nós reconhecemos a trajetória do seu trabalho na nossa cidade, ele que possui laços e vínculos concretos com Curitiba, que construiu sua vida pessoal e profissional aqui”, destacou Rodrigo Reis (PL), autor do projeto de lei. “Glomb é uma das pessoas mais sérias da advocacia paranaense, é referência no Brasil”, concordou Bruno Pessuti (Pode).
A Cidadania Honorária é a maior distinção que pode ser concedida pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a uma pessoa que não nasceu no município, sendo o equivalente ao título de Vulto Emérito, destinado aos naturais da capital do Paraná. Natural de Porto União (SC), José Lúcio Glomb é casado, tem três filhos e oito netos. Ele se graduou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976 e, desde 1996, possui um escritório de advocacia na capital, com destaque no ramo trabalhista (115.00011.2024).
Durante sua trajetória profissional, Glomb atua em diversas entidades sindicais e representativas, tendo sido presidente da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná), do Instituto dos Advogados do Paraná e conselheiro federal da OAB, entre 2013 e 2018. Desde 2023, é o segundo-vice-presidente do Athletico Paranaense, depois de ter sido conselheiro da Associação Comercial do Paraná, Corpo de Beneméritos do Movimento Pró-PR, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e membro da Academia de Cultura de Curitiba (ACUR).
Em plenário, Rodrigo Reis destacou a outorga da Medalha Vieira Neto, da OAB-PR, a Glomb, aleḿ da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). A homenagem retorna ao plenário, para votação em segundo turno, nesta terça-feira (15).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba