Câmara aprova cidadania a médico argentino

por Assessoria Comunicação publicado 22/06/2006 13h00, última modificação 10/06/2021 07h59
Foi aprovado em primeira discussão nesta quarta-feira (21), na Câmara de Curitiba, projeto de lei do vereador Tico Kuzma (PPS) que concede a cidadania honorária de Curitiba ao médico Constantino Roberto Costantini. O projeto será votado em segunda discussão na próxima segunda-feira (26).
“Estou muito orgulhoso em poder oferecer este título a uma pessoa que promove diversas ações benéficas para a população de Curitiba na área da saúde. Este é o primeiro título que entrego desde o início dos meus trabalhos como vereador, sendo que são permitidos apenas quatro por legislatura”, definiu Tico Kuzma, destacando a importância da homenagem.
Na tribuna da Casa, o vereador falou das realizações profissionais de Costantini, que, segundo Kuzma, “saiu da Argentina e adotou Curitiba para se especializar e atender a população”.
Diversos vereadores apartearam Tico Kuzma para elogiar a escolha da entrega de seu primeiro título, a maior honraria que Curitiba pode conceder a um indivíduo que não nasceu na cidade, mas a adotou para viver. Os vereadores Tito Zeglin (PDT), Celso Torquato (PSDB), Custódio da Silva (PRTB), Paulo Salamuni (PV), Mario Celso Cunha (PSDB), Sabino Picolo (PFL), Julieta Reis (PSB), Rui Hara (PSDB), José Roberto Sandoval (PSC), Zé Maria (PPS), Roberto Hinça (PDT), André Passos (PT) e Paulo Frote (PSDB) manifestaram apoio na aprovação do projeto, muitos deles afirmando serem pacientes do hospital sob o comando do médico.
Biografia
Há 36 anos no Brasil, o argentino Constantino Costantini realizou, em 1979, a primeira angioplastia coronariana (desobstrução da artéria coronária sem cirurgia) da América Latina, na Santa Casa de Misericórdia, em Curitiba.
Em 1998, fundou em Curitiba o Hospital Cardiológico Costantini, referência no Brasil e no exterior, com moderna tecnologia em equipamentos e procedimentos, alcançando índices comparáveis aos melhores hospitais do mundo.
No ano de 2003, inaugurou a Fundação Francisco Costantini, que atua nas áreas de beneficência, educação e pesquisa, além de residência médica em cardiologia. A fundação atende aos menos favorecidos com dignidade, através de um corpo clínico conceituado, composto por muitos profissionais que atuam no Hospital Cardiológico Costantini.
Anualmente, o cardiologista realiza quatro seminários científicos e um simpósio internacional, com a participação de especialistas de todo o mundo, que trazem para Curitiba as últimas inovações em cardiologia intervencionista.