Câmara aprimora os procedimentos de trabalho

por Assessoria Comunicação publicado 04/09/2009 18h25, última modificação 25/06/2021 10h06
A Câmara de Curitiba, que há quase uma década vem mantendo destaque em pioneirismo e níveis de qualidade entre os legislativos do País, está aprimorando todos os seus procedimentos, sejam aqueles reservados à parte de gestão administrativa do processo legislativo ou de capacitação do quadro funcional. A ideia, segundo Relindo Schlegel, diretor do departamento de administração e finanças da Casa, é “aperfeiçoar os processos internos dentro dos critérios da certificação ISO 9001, garantindo que Curitiba seja a segunda capital do País a implantar as normas, atrás apenas de Salvador.”
A permanente atualização dos setores da prestação do serviço público da Casa é, inclusive, atribuída pelo presidente João Cláudio Derosso (PSDB) como meta de trabalho desde o primeiro mandato na presidência. Dentro deste princípio, Schlegel ressalta cinco importantes objetivos, incluindo ter a contabilidade aprovada pelo Tribunal de Contas do Paraná, o que já aconteceu em relação ao exercício de 2007. “Sem ressalvas”, comemora Derosso. Em seguida, está o gerenciamento das etapas da ISO 9001, iniciado pela implantação dos Cinco S. As normas, que vieram para modernizar a gestão das empresas, “têm sido bem recebidas na Câmara de Curitiba, onde cada servidor está assumindo o compromisso de executar tudo com qualidade ainda maior”, define Schlegel.
Outro ponto destacado pelo diretor administrativo, anexo à aplicação das técnicas é o chamamento dos concursados, na medida da necessidade de cada departamento e da substituição daqueles em via de aposentadoria. A capacitação é mais uma medida incluída no rol de objetivos. Na agenda deste ano estão diversos cursos de qualificação para servidores. Entre os mais recentes, os de motivação e de revisão da Lei Orgânica. Os vereadores que iniciaram mandato nesta legislatura também receberam noções do processo técnico legislativo.
Informatização
Na informatização, a Câmara de Curitiba detém índice de excelência com o Sistema de Proposições Legislativas, o SPL II, em operação desde o início do ano. Pelo SPL II o público tem resultado imediato em consultas. Também estão disponíveis a TV on line e a rádio on line, possibilitando o acompanhamento ao vivo das sessões.
Alia-se, ainda, a valorização do servidor, meta que vem sendo alcançada pelo departamento de saúde ocupacional com a adoção da ginástica laboral em cada setor de atividade, entre outras iniciativas.
Horário
Entre os procedimentos citados por Relindo Schegel, foram incluídas, já no reinício das sessões do segundo semestre, medidas preventivas para evitar o contágio da gripe A. Além de horários diferenciados para evitar aglomerações e implantação de reservatórios com álcool em gel, servidores e vereadores receberam suporte do departamento médico. Até o final de agosto, o Legislativo funcionou em único turno de trabalho. A partir deste mês, o horário de atendimento voltou ao normal. Contudo, as sessões plenárias permanecerão em horário especial durante a primeira quinzena, a partir das 14h30, em caráter extraordinário.