Câmara apresenta balanço dos trabalhos

por Assessoria Comunicação publicado 16/12/2011 19h20, última modificação 13/08/2021 08h30
Duzentos e oitenta e oito projetos aprovados, mais de 12 mil requerimentos protocolados, 112 sessões plenárias e 217 reuniões de comissões. Estes números foram apresentados pelo primeiro-secretário, vereador Celso Torquato (PSD), em um balanço dos trabalhos realizados ao longo de 2011.
“Tivemos cerca de seis milhões trezentos e cinquenta mil acessos ao site da Câmara Municipal, uma média de 17 mil por dia”, ressaltou Torquato.   Ao todo, foram protocolados 454 projetos, 1.149 emendas, 12.076 requerimentos à prefeitura e a outros órgãos e 150 pedidos de informação. As mensagens do prefeito somaram 69 documentos. Dos projetos que compuseram a pauta da Ordem do Dia, 288 foram aprovados. Ele destacou também que mais de 1,8 mil matérias foram disponibilizadas pela assessoria de comunicação da Casa neste ano.
Torquato lembrou que, entre as contribuições da Câmara para a cidade, após 21 anos, foi alterada a Lei Orgânica Municipal (LOM). O documento será promulgado e publicado no dia 20 de dezembro deste ano. Para que fosse concluído, foi formada uma Comissão Especial para Estudo e Reforma da Lei Orgânica do Município, que contabilizou 13 reuniões.
Atividades
A Câmara realizou 105 sessões ordinárias e sete extraordinárias em 2011. As 28 Tribunas Livres do ano receberam convidados para falarem sobre temas diversos e pertinentes para o desenvolvimento da cidade, como responsabilidade social, combate às drogas, saúde, entre outros temas.
Também foram realizadas 49 sessões solenes com homenagens a personalidades de ação relevante para a cidade, além da promoção de 35 eventos como seminários, fóruns, cursos e palestras.
Comissões
As oito comissões permanentes da Casa realizaram 140 reuniões para análise de projetos de lei, além de sete audiências públicas. Cinco delas foram promovidas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, para prestar contas sobre o orçamento da cidade.
As comissões especiais tiveram 77 reuniões. Em destaque esteve a Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos relacionados com a Copa de 2014 e Olimpíada de 2016, que fez nove audiências públicas para ouvir as sugestões da população e informar sobre as obras preparativas para estes dois eventos.
Torquato enalteceu a dedicação e o apoio de todos os servidores da área político-parlamentar e também administrativa-financeira da Casa. “Sem os quais não teria sido possível o alcance destes resultados”, disse.