Câmara apoia o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2009 16h15, última modificação 28/06/2021 09h29
Domingo é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data é lembrada sempre no terceiro domingo de novembro. Em Curitiba, as atividades programadas para este 15 de novembro têm o apoio da Câmara Municipal e seus 38 vereadores. A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), destacando a importância do Legislativo para a conscientização da sociedade, lembra que todos os anos milhares de pessoas sofrem com a violência no trânsito. Em conjunto com as entidades que representam o mercado brasileiro de seguros, a confederação tem procurado desenvolver e apoiar ações que visem diminuir estas ocorrências.
A Câmara Municipal também tem sistematicamente tratado da questão da segurança no trânsito, aprovando leis que contribuem para a redução do número de acidentes, propondo ações educativas, com intercâmbio de informações entre municípios, e solicitando à administração municipal obras de controle de tráfego, que funcionam como soluções locais para a redução do número de registros deste tipo.
É o caso da lei de autoria do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina, estipulando multa para o estabelecimento que descumprir a norma e a perda de alvará para casos de reincidência. Dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atestam que 4,65% dos acidentes de trânsito registrados em Curitiba poderiam ser evitados se os condutores não dirigissem depois de consumir bebida alcóolica e medicamentos ou sem possuir a idade mínima.
Neste ano, os vereadores também aprovaram, entre outras, iniciativa dos vereadores Jairo Marcelino (PDT) e Juliano Borghetti (PP), que obriga estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e similares, que comercializem bebidas alcoólicas e ofereçam espaço para consumo, a afixar avisos estimulando o uso do táxi como meio de transporte, assim como a fornecer número de telefone de cooperativas devidamente cadastradas no município.
A medida reforça a sugestão de convênio entre manobristas, estacionamentos e a Polícia Militar, feita pelo vereador Tico Kuzma (PSB). O objetivo é a criação de um serviço em que os funcionários de "valet parks" e estacionamentos possam acionar os policiais preventivamente, caso diagnostiquem que clientes ofereçam risco à população, encontrando-se incapacitados de dirigir, por embriaguez ou outros motivos.
Evento
Neste domingo, a ONG Trânsito Amigo promove um evento, no Park Shopping Barigui, a partir das 11h, para informar a população de como a imprudência de alguns motoristas afetam negativamente a vida de muitas pessoas. No Brasil, os acidentes de trânsito matam 36 mil pessoas por ano, sendo a principal cauda de morte entre jovens de 10 a 24 anos de idade.