Câmara apoia evento de conscientização sobre violência contra a mulher

por Assessoria Comunicação publicado 21/06/2013 17h50, última modificação 16/09/2021 09h53

A Câmara de Curitiba recebeu, nesta sexta-feira (21), a visita de representantes de órgãos do poder público, responsáveis pelo atendimento e proteção à mulher vítima de violência no Paraná, que convidaram a Casa à apoiar o evento de conscientização sobre o tema que será realizado no dia 24 de agosto na capital. Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV) e as vereadoras Julieta Reis (DEM) e Professora Josete (PT).

A desembargadora Denise Krüger, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, explicou que a intenção dos organizadores do evento é de que ocorra uma ampla participação popular. “Esperamos que a população participe desse momento em que podemos debater e aprimorar as leis que regulamentam o bem-estar e a integridade física das mulheres”, afirmou.
    
Segundo Paulo Salamuni, “a Câmara está disposta a colaborar com a campanha e contribuir com a discussão em torno desse tema que é fundamental para a sustentação da família brasileira”. A vereadora Julieta Reis entende que “ações como essa são necessárias para que as mulheres se familiarizem com o conteúdo da lei Maria da Penha e de outras legislações que atendem os interesses femininos, principalmente no que diz respeito às situações de violência”.
    
Para a Professora Josete “na medida em que o evento envolve a participação de vários órgãos da administração pública, efetivamente motivados pela vontade de prestar a melhor assistência às mulheres que são ou que podem vir a ser vítimas da violência doméstica, os resultados dessa campanha serão muito positivos”, destacou.
    
A desembargadora Denise Krüger lembrou que Curitiba está entre as cem cidades brasileiras com maior índice de homicídio de mulheres como resultado de  violência doméstica. “A mulher agredida deve saber a quem recorrer e o homem agressor deve ter consciência que reponderá por seus atos, daí a importância da realização de eventos públicos como o planejado para o dia 24 de agosto”, esclareceu a magistrada.
    
Além do apoio da Câmara Municipal, o evento também vai contar com a participação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar, a Secretaria da Mulher de Curitiba, Secretarias de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU) e da Segurança Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Itaipu Binacional e universidades parceiras: UFPR, Unibrasil e Grupo Uninter.