Câmara aplaude os atletas do Parapan
O desempenho dos atletas paranaenses nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro foi destacado, na Câmara Municipal de Curitiba, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB), para quem a competição se transformou num exemplo de superação e estímulo para todos os portadores de necessidades especiais. Ao todo, os atletas brasileiros conquistaram 83 medalhas de ouro, 68 de prata e 77 de bronze - um total de 228 pódios nos jogos. Foi o melhor resultado do País, que ficou com o primeiro lugar geral na classificação.
O vereador lembrou que a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná prestou uma homenagem aos seis atletas que, na modalidade tênis de mesa, conquistaram um total de 11 medalhas, "provando que a prática do esporte pode levar as pessoas especiais a iniciar uma nova vida e a se transformar em verdadeiros exemplos para o País e seus semelhantes".
Luiz Algacir, Claudiomiro Segatto e Emerson Kovalski ganharam cada um duas medalhas de ouro. William Rickin conquistou uma de ouro e uma de prata. Maria Luiza Passos ganhou duas medalhas de bronze e Sônia Maria, uma de prata.
Segundo Mario Celso, vários atletas vitoriosos no Rio passaram, num primeiro momento, pela não aceitação de uma deficiência, mas, a partir da prática do esporte, conquistaram a inclusão social, alguns chegando inclusive a garantir uma carreira de sucesso.
Para o vereador, existe uma necessidade de mais reconhecimento para com as pessoas especiais, seja através da destinação de recursos para cuidar da saúde ou de ações mais simples, como garantir o direito à acessibilidade a todos, "fazendo com que a cada dia eles se tornem mais próximos daqueles que tiveram a felicidade de não portar nenhum tipo de deficiência", completou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba