Câmara agradece à iniciativa privada e ao esporte por Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2016 22h35, última modificação 06/10/2021 08h19

“O poder público fica inócuo de ações sem a participação da iniciativa privada”, agradeceu Tito Zeglin (PDT), em nome da Câmara Municipal de Curitiba, na noite desta quinta-feira (31), aos indicados ao prêmio Consagração Pública. O vereador se dirigiu também aos atletas presentes, homenageados com o prêmio Mérito Esportivo, entregue na mesma solenidade. “O importante da vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é a vitória, mas ter lutado bem. Quem divulga essas regras prepara o caminho para uma humanidade mais forte, mais corajosa e mais benevolente”, disse.

Na sessão solene presidida por Ailton Araujo (PSC), com o plenário do Palácio Rio Branco lotado com os 34 homenageados pelas duas premiações, e seus convidados, foi ouvido Fernando Alessi, da Fênix Corretora de Seguros, firma que há 30 anos atua em Curitiba. “É um privilégio ter sido escolhido para representar os premiados, pois nós fomos selecionados entre quase dois milhões de pessoas”, começou. “Estou feliz pelos empresários e desportistas aqui presentes, que bem fazem e representam a nossa querida Curitiba”, disse.

Sugestão aos vereadores
“Ouso, nesta oportunidade ímpar, sugerir e propor às comissões da Câmara de Vereadores que elas aprofundem a discussão do PLS 599/2013”, continuou Alessi. Ele fez referência a um projeto de lei, protocolado no Senado, que visa modernizar a Lei das Licitações. Também sugeriu que fosse criada no Brasil a obrigação de empresas contratadas pelo Poder Público deixarem garantia seguro de 25% a 100% do valor da obra. “Seria o fim da corrupção”, defendeu. Alessi, citando que o mecanismo já existe há 100 anos nos Estados Unidos, pediu que os vereadores cogitassem criar ela já, em Curitiba. “Eu queria que a nossa cidade fosse de novo pioneira... E esta é a minha humilde contribuição”, encerrou.

Indicado pelo vereador Zé Maria (SD) para a Consagração Pública, Alessi chamou o parlamentar de irmão, destacou nominalmente a atuação de Manfron (PP) e Ignácio (PSB) no bairro de Santa Felicidade, além de rememorar projeto de Jorge Bernardi (Rede) para aprovar a exigência do cinto de segurança nos veículos da cidade. Citou os filhos e a mulher, Matilde, pelo “apoio incondicional” ao longo da vida.

Dentre as autoridades presentes, representando o Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Antônio Loyola Vieira; Celso Torquato, em nome da Prefeitura de Curitiba; Lineu Tomass, pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano;Paulo Afonso da Motta Ribeiro, pelo Tribunal Regional Eleitoral; Edson Manassés, pelo Corpo de Bombeiros do Paraná; Antônio Medeiros Júnior, pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; Marco Mello, administrador da Regional Fazendinha; e Benedito Gomes, pelo Conselho Consultivo do Paraná Clube.

Momento descontraído
Antes do final, o presidente da Câmara Municipal, Ailton Araujo, fez uma deferência especial a Renato Werneck, já idoso, que desde a década de 1960 trabalha nas políticas públicas de Esporte e Lazer de Curitiba e do Paraná. “Curitiba está de parabéns, não apenas pelos 323 anos de fundação. Também pelas instituições que tem e pelas pessoas que tem, como todas essas que foram homenageadas, e iguais a você, Renato, que mora aqui e faz parte da grandeza dessa cidade”, disse Araujo.

Geralmente circunspecto, Araujo lembrou que, quando era dirigente da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, participou de um torneio organizado por Renato Werneck na inauguração da praça Oswaldo Cruz, no centro de Curitiba. “Eu lembro com carinho daquele nosso departamento de esportes, promovendo jogos mirins em todas nossas escolas. Naquele dia, o juiz quis me expulsar da torcida, pois eu participava, defendendo nossa escola... eram coisas assim que o Renato conseguia, com os torneios que organizava”, resgatou o vereador. Homenageado por Paulo Rink (PR) com o mérito esportivo, Werneck foi aplaudido.

Consagração Municipal
Confira os homenageados com o prêmio Consagração Pública, criado em 1985 para destacar associações civis e empresas bem-sucedidas em seus ramos de atuação (091.00001.2015). Neste ano, foram agraciadas 16 empreendimentos estabelecidos em Curitiba. “Percebemos a diversidade de atividades das empresas e entidades que ajudam paulatinamente a fazer da capital do Paraná uma cidade diferenciada”, enalteceu Zeglin, em nome do Legislativo.

1) Villa Anna Biscoitos Caseiros, indicação de Jorge Bernardi (Rede). Fundada em 1907, empresa familiar com um século de existência, é hoje administrada pela quarta geração da família. Com padronização e tradição na produção, mantém uma linha de biscoitos caseiros com as mesmas receitas utilizadas desde a criação da empresa.

2) Colégio Padre João Bagozzi, indicação de Dona Lourdes (PSB), representado pela professora Angela Silvana Basso. Com a missão de ofertar educação integral aos alunos, baseada em princípios religiosos, a instituição há 60 anos presta relevantes serviços à comunidade curitibana. Oferece bolsas de estudo a jovens de baixa renda e apoia as ações do Grupo de Escoteiro do Ar Bagozzi, no Bairro Portão.

3) Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba, indicação de Chico de Uberaba (PMN), representado por Luiz Vechi. Criado em 2011, destina-se à defesa dos interesses coletivos e individuais da categoria, colaborando com os poderes públicos e associações civis e sindicais promovendo o bem- estar social. Procura obter melhorias e conquistas para os Guardas municipais de Curitiba.

4) Daiara Artes, indicação de Julieta Reis (DEM), representada por Iara Capraro. Há 30 anos valorizando o artesanato, é considerada a maior loja de materiais para pintura e artesanato no país. Empresa familiar, criou uma linha de tintas para artesanato, comercializa produtos de qualidade e ensina um artesanato fácil e viável para diversos públicos.

5) Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Água Verde, indicação de Felipe Braga Côrtes (PSDB), representado por Paulo Roberto Gold Baum Santos. Fundado em 1995, realiza ações visando diminuir a criminalidade através de benfeitorias para o bairro e da melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Promove Audiências Públicas, campanhas conscientizadoras e aulas gratuitas de dança.

6) Zarpellon Relopeças, indicação de Tito Zeglin (PDT). Considerada uma das maiores marcas para revenda do setor de joias no Sul do País, possui um portfólio de mais de 1.800 modelos. Com peças criadas de acordo com as tendências do mercado nacional e internacional, participa das maiores feiras da América latina para os lançamentos anuais da marca.

7) Imediatta Recursos Humanos, indicação de Chicarelli (PSDC), representada por Elisabete Faret. Atuante no mercado de trabalho há 15 anos, é composta por uma equipe de profissionais com vasta experiência na área de recursos humanos. O objetivo é a padronização, fidelização e parceria aos clientes e respeito aos candidatos.

8) Peguspam Comércio de Produtos de Limpeza, indicação de Mestre Pop (PSC), representada por Gustavo Arruda Alencar. Há 12 anos no mercado, em constante inovação e sempre engajada na preservação e respeito ao meio ambiente, procura encontrar parcerias com fornecedores que busquem cada vez mais a sustentabilidade.

9) Tratemaq Peças Para Tratores, indicação de Tiago Gevert (PSC). Há 20 anos no mercado comercializando peças para máquinas, destaca-se pela qualidade de seus produtos. Assegura confiabilidade e tranquilidade aos clientes que buscam melhor desempenho e maior produtividade para seus equipamentos.

10) Digidata Consultoria e Serviços de Processamento de Dados, indicação de Bruno Pessuti (PSC), representada por Luiz Sérgio Wozniak. Fundada em 1986, atua em todo território nacional e acumula uma vasta experiência em Tecnologia da informação. Oferece serviços para a solução e adequação da informatização de empresas, abrangendo segmentos do mercado corporativo e estatal.

11) Fênix Corretora de Seguros, indicação de Zé Maria (SD), representada por Fernando Alessi. Atuante no mercado de seguros desde 1987, destaca-se pela postura ética e profissional no atendimento aos seus clientes. Através do Grupo Solidário, atua no campo social, intermediando doações de recursos financeiros, bens  e serviços entre pessoas necessitadas e empresas doadoras.

12) Grupo Andaraki Calçados, indicação de Noemia Rocha (PMDB). Atualmente com mais de 30 lojas nos estados do Paraná e Santa Catarina, atua no mercado varejista de calçados e acessórios há mais de 30 anos. Com um atendimento eficaz, buscam oferecer à sua clientela produtos de qualidade e o que há de mais atual no mercado.

13) Lanchonete do Veinho, indicação de Toninho da Farmácia (PDT), representada por Antônio Pereira da Silva. Localizada na Cidade Industrial de Curitiba, iniciou suas atividades em 2001. Empresa familiar, tem como objetivo prestar um atendimento de qualidade, gentil e alta confiabilidade.

14) Panificadora e Confeitaria Pudim, indicação de Pedro Paulo (PDT), representada por Murilo Henrique Fracaro. Há 15 anos na região do bairro Pinheirinho, tem como objetivo produzir e comercializar produtos de qualidade, almejando sempre assegurar aos seus clientes a satisfação em um ambiente agradável.

15) Centro Médico Vida, indicação de Aldemir Manfron (PP), representado por Rosely Schumak. Inaugurado em 2014, oferece aos pacientes 28 especialidades médicas, com 34 médicos em seu quadro de profissionais. Criadores do Projeto Cidadão Saúde, oferecem à comunidade qualidade em saúde com preço popular em todas as especialidades de consultas e exames.

16) Andersen Ballão Advocacia, indicação de Paulo Rink (PR), representada pelo doutor Wilson José Andersen Ballão. Atuante desde 1979, presta serviços jurídicos nas áreas de Direito Empresarial e Direito Comercial Internacional. Desenvolve projetos de voluntariado e presta assessoria jurídica pró bono para entidades sociais, como a ONG Pense Bicho, ONG Vivamigos e o Lar Dona Vera.

Mérito Esportivo
Desde 1991, a Câmara Municipal de Curitiba homenageia atletas e pessoas ligadas a atividades desportivas e recreativas com o prêmio Mérito Esportivo. Neste ano, 18 desses profissionais foram recebidos no Legislativo para a festividade (088.00001.2015). “São pessoas que têm na prática esportiva um elemento fundamental na transmissão de princípios éticos e disciplina às próximas gerações”, ressaltou Tito Zeglin, na abertura da solenidade.

1) Marcio Rogerio Resende , indicação de Dona Lourdes (PSB). Mestre em Capoeira, formado pela Academia Muzenza Capoeira há 25 anos, atua como professor em Araucária, na Associação Atlética do Banco do Brasil, na Escola Atuação e na Escola Pedro Apóstolo.

2) Fernando Cezar Sfeir , indicação de Julieta Reis (DEM). Formado em Educação Física, com especialização em Futebol de Salão, atua como Professor e Técnico de Futsal das equipes universitárias da Faculdade Dom Bosco. Atuou com Técnico representando as equipes do Paraná Clube, do Círculo Militar do Paraná e do Clube Curitibano.

3) Eduardo Luiz Marcolin, indicação de Mauro Ignácio (PSB. Formado em Educação Física, é professor de tênis e membro da Organização Americana de Tênis, na categoria profissional. Diretor coordenador do Instituto Ícaro, desenvolve projetos educacionais para crianças da rede municipal de ensino.

4) José Carlos Pereira de Negreiro, indicação de Toninho da Farmácia (PDT). Educador físico desde 1995, atuou ensinando natação, corrida, dança, ciclismo, karatê e futebol. Atualmente exerce suas funções em uma academia na Vila Verde, incentivando jovens na prática de esporte. Atua como voluntário no Projeto de Dança Hip Hop para crianças e adolescentes da comunidade.

5) Cleilton Eduardo Vicente, o Perdigão, indicação de Chico do Uberaba (PMN). Ex-jogador de futebol, atuava como meia em grandes clubes do futebol brasileiro. Iniciou a sua carreira no Paraná Clube, passou pelo Atlético Paranaense e outros clubes, porém foi no Internacional que colecionou grandes títulos. Em 2006 foi campeão da Libertadores e conquistou o Mundial Interclubes.

6) Juliane Santos, indicação de Cristiano Santos (PV). Ginasta, fez parte Projeto “Ginasticaescola” da Escola Municipal Helena Kolody, através do qual conquistou diversos títulos. Em 2014, foi Campeã do Pan-americana de Clubes, e em 2015 Campeã dos Jogos Escolares do Paraná e conquistou o 3º lugar na Copa Brasil de Conjuntos. Atualmente está na equipe Juvenil do Clube AGIR – Associação de Ginástica Rítmica de Curitiba.

7) Ronen Medeiros de Freitas, indicação de Jorge Bernardi (Rede). Fundador e divulgador do Billiards Snooker Club, apaixonado pelo esporte, conquistou e promove Campeonatos de Sinuca em Curitiba e em todo o estado do Paraná.

8) Darci Meneguelo Junior, indicação de Geovane Fernandes (PTB). Para-atleta, formado em Tecnologia da Informação, dedica-se ao Power Soccer desde 2012 e no mesmo ano conquistou o 2º lugar no 1º Campeonato Brasileiro pela equipe Quatro por Quatro. Em 2014, foi convocado para ser capitão da Seleção Brasileira, disputando o 1º Mundialito onde conquistou o 4° lugar. Atualmente joga pelo Curitiba Power Soccer.

9) Raira Daiane Rodrigues Guimarães, indicação de Felipe Braga Côrtes (PSDB). Atleta paraolímpica, participante de competições de Atletismo, é bolsista do Programa Talento Olímpico do Paraná, na categoria TOP formador desde 2013. Convocada pela Seleção Paranaense nas Paraolimpíadas Escolares, conquistou Medalhas de Ouro nas provas de 400m T35 e de Arremesso de Peso F35 em 2014.

10) Vilmar Pereira de Lara e Cezar Fabiano Alves de Araújo, indicados por Serginho do Posto (PSDB). Motociclistas, “Cicatriz” e “Tigrão” como são conhecidos, iniciaram em 2013 uma jornada intitulada “Só Deus Sabe” com o propósito de visitar a América do Sul, Central e Norte. O percurso realizado em um triciclo de fabricação artesanal, rendeu uma aventura de cerca de 100mil km rodados, com passagem por todas as capitais brasileiras e 19 países das Américas.

11) Rosemburg Lopes Junior, indicado por Bruno Pessuti (PSC). Graduado em Administração de Empresas, possui mestrado em Administração Esportiva. Ciclista, participante da modalidade Audax – movimento ciclístico não competitivo de longa distância, em 2013 conquistou o primeiro título de Super Randonneur.  Participou do Paris Brest em 2015.

12) Vagner Tiburcio, indicado por Tito Zeglin (PDT). “The Mad Bull” como é conhecido, professor de artes marciais e lutador profissional de MMA, iniciou sua carreira aos 15 anos treinando Muay Thai e Jiu Jitsu. Participou de inúmeras competições de luta nas modalidades Muay Thai, Boxe, Wrestling, Submission, MMA e Jiu Jitsu.

13) Elvis Carlos Carvalho Landarim, indicado por Pedro Paulo (PDT). Professor de Capoeira, começou sua trajetória como capoeirista em 1999 no Centro Cultural Ilê de Bamba. Atua na Associação de Moradores Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde desenvolve projeto destinado à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ensinando a prática da capoeira e propagando a cultura da paz.

14) Takuo Arai, indicado por Chicarelli (PSDC). Mestre em Karatê, responsável pela divulgação da arte marcial no Paraná, fundou o Departamento Técnico de Karatê junto a Federação de Pugilismo e organizou o 1º Campeonato Paranaense de Karatê-Do. 9º Dan, é Presidente de honra da Federação Paranaense de Karatê-Do Tradicional e ministra aulas na Academia BodhiDharma.

15) Marcos Antônio Cardoso, indicado por Mestre Pop (PDT). Conhecido como “Panthor”, graduado na arte marcial Jiu-Jitsu, destaca-se desde que conquistou a faixa azul, com diversas premiações ao longo da carreira. Em 2015, pela equipe Checkmat, conquistou o 1º Lugar na categoria faixa roxa meio pesado e o 2º Lugar Absoluto do Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Lutas Profissional.

16) Paulo Cezar Bertolino, indicado por Noemia Rocha (PMDB). Faixa preta de Karatê e azul de Muay Thai, em 2014 conquistou o 2º lugar no Campeonato Paranaense de Muay Thai. Atualmente, desenvolve atividades sociais na Igreja Bola de Neve, onde oferece treinamento em artes marciais para crianças e adolescentes.

17) Renato Werneck, indicado por Paulo Rink (PR). Formado em Educação Física, com especialização em Técnica Desportiva em Basquetebol e Voleibol, exerceu diversas funções na Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Atuou no Conselho Estadual de Esportes e no Grupo de Estudos do Programa Esporte para Todos.

18) Ivandel da Silva, indicado por Tico Kuzma (Pros). Presidente do Grêmio Recreativo Ipiranga, localizado no Capão Raso, promove atividades ligadas à pratica do futebol amador. Dedicado ao desporto e ações sociais, mantém escolinhas de futebol para crianças da comunidade e promove a realização de campeonatos amadores para as categorias juvenil, adulto e master.

Veja mais fotos no Flickr da Câmara Municipal.