Câmara acata moção de apoio ao Sindicato da Panificação
Autor da moção de apoio, o vereador Tico Kuzma destacou a trajetória centenária da broa de centeio em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na sessão plenária desta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou uma moção de apoio ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (SIPCEP). Apresentada pelo vereador Tico Kuzma (PSD), a proposição manifesta apoio ao registro do pão de centeio como integrante do patrimônio cultural imaterial de Curitiba junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC).
“Considerando que é necessário uma proposta da comunidade ou de seus representantes para a salvaguarda do bem imaterial que se candidata ao registro de patrimônio cultural imaterial de Curitiba, a proposta é para que o sindicato possa anexar essa moção ao junto ao conselho municipal”, explicou o autor na defesa do requerimento (416.00015.2023). Kuzma também ressaltou a trajetória centenária da broa de centeio em Curitiba, introduzida no século XIX por famílias de imigrantes da Europa Central.
Entre os dias 8 e 20 de agosto, Curitiba recebe o 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau. A iniciativa, do portal Curitiba Honesta e do SIPCEP, reúne 20 padarias da capital paranaense. “E não existe carne de onça [já declarada um patrimônio imaterial] sem o pão de centeio”, completou Tico Kuzma.
Atualmente, o Regimento Interno (RI) prevê dois tipos de moções, que podem ser usadas pelos vereadores para se posicionarem publicamente sobre acontecimentos locais, nacionais ou mesmo internacionais. Existe a moção de apoio ou desagravo, por meio da qual a Câmara de Curitiba demonstra solidariedade, e há a moção de protesto, usada para marcar a contrariedade do Legislativo a respeito de um tema, de uma instituição ou de uma pessoa.
A votação dos requerimentos de moção é feita na segunda parte da ordem do dia, em turno único e de forma simbólica (isto é, sem o registro no painel eletrônico). Desde 2020, quando houve uma revisão do Regimento, a Câmara de Curitiba não dispõe mais da antiga moção de repúdio. As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba