Câmara abre espaço para debate sobre greve nas federais

por Assessoria Comunicação publicado 10/08/2012 19h10, última modificação 03/09/2021 07h36
A greve de docentes e funcionários das instituições de ensino federais, iniciada em 17 de maio, será debatida na próxima Tribuna Livre, na sessão plenária desta quarta-feira (15). Por meio de proposição da Comissão Executiva, a Câmara Municipal de Curitiba recebe o professor Luís Allan Kunzle, presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), e o técnico administrativo Bernardo Pilotto, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público do Paraná (Sinditest-PR).
A greve nas instituições federais foi abordada no Legislativo no início de julho, em visita de professores da UFPR. As principais reivindicações, informaram, são a reestruturação da carreira docente e melhores condições de trabalho. A ideia é abrir espaço para o debate. Teme-se, conforme Kunzle, o cancelamento do semestre letivo, caso o movimento continue.
Em assembleias realizadas nesta semana, os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) rejeitaram proposta do governo e decidiram manter a paralisação.