Câmara abre as portas para lançamento de livro

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2008 17h50, última modificação 22/06/2021 08h18
A Câmara de Curitiba vai abrir as portas para a literatura. No próximo dia 24, o escritor João Darcy Ruggeri faz o lançamento do livro “Eles & Eu”. São três volumes com 3.632 provérbios filosóficos “que revelam situações e verdades que circundam a vida ao correr da curta existência”, diz o professor Ayrton Gonçalves Celestino, que assina o prefácio de uma das publicações. O evento, que tem apoio do líder do PP, vereador Angelo Batista, será às 19h30, no auditório do Anexo II do Legislativo.
Para o ex-presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas, que também assina um dos prefácios, “estas máximas e preceitos contidos em ‘Eles & Eu’ proclamam ensinamentos capazes de resgatar a auto-estima e de produzir redescobertas direcionadas pelos bens disponíveis da cidadania, da sentimentalidade e da esperança.” Para Angelo Batista, “cada máxima, cada pensamento é uma lição. Mais que uma lição, uma síntese de vida.”
Inspiração
Ruggeri, viúvo há quatro anos (nos livros há homenagens à esposa), revela sua capacidade criativa, contando que tem inspirações todos os dias. Suas anotações são catalogadas e já somam 230, que estão sendo preparadas para o 4º volume. “Trata-se de coletânea elaborada sob o influxo da experiência e ditada pela reflexão filosófica que aquece e dulcifica o coração. São lições de conduta e de aprimoramento espiritual, sem as quais a vida perde a razão e o significado”, destaca Túlio Vargas.
O escritor é natural de Porto Alegre (RS). Foi voluntário para a II Guerra Mundial no quartel general em Passo Fundo (RS). Como radialista, atuou na Rádio Caçanjurê, em Caçador (SC), e é sócio fundador da Rádio Colméia, em Porto União (SC). Foi o vereador mais votado em União da Vitória, em 1959, pelo Partido Democrata Cristão. Mudou-se para Curitiba em 1964, a convite do então governador Ney Braga, e exerceu importantes cargos na administração pública estadual e federal até 1985.
Outras obras
É membro do Lions Clube Curitiba-Batel, presidente da Academia de Cultura de Curitiba, sócio-fundador da Academia Paranaense de Letras Maçônicas, integrante do Centro de Letras do Paraná e Academia de Letras do Vale do Iguaçu (União da Vitória). É autor de “A maçonaria e a família” e “A maçonaria e a independência do Brasil”. Tem centenas de pensamentos filosóficos publicados e fez mais de 300 palestras cívicas e socioculturais.