Calçadas e ensino de libras na pauta da Comissão de Acessibilidade
A Comissão de Acessibilidade da Câmara Municipal terá, na próxima quinta-feira (27), das 9h às 12h, uma reunião conjunta com o Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Curitiba. Serão debatidas melhorias nas calçadas e a inclusão da disciplina de libras na grade curricular das escolas da rede pública e privada de ensino da cidade.
“Em Curitiba, o assunto acessibilidade está sendo levado mais a sério do que em outras capitais”, destaca Zé Maria (SD), presidente da Comissão de Acessibilidade. Entretanto, o parlamentar considera que “é preciso avançar mais”. “Por exemplo, na questão das calçadas, a cidade necessita de melhorias. Existem muitos buracos, relevos e necessidade de mais rampas para o cadeirante ou o deficiente visual poder fazer uma travessia com segurança entre uma quadra e outra”, afirma.
De acordo com o vereador, a ideia é estudar, em conjunto, meios de minimizar esses obstáculos. “Segundo as normas técnicas de acessibilidade, as calçadas precisam ter, em seu espaço, uma faixa de piso contínuo, liso e livre de qualquer tipo de obstáculo, de modo que uma pessoa usuária de cadeira de rodas possa circular com autonomia e segurança”, explica.
Aberta ao público em geral, entidades e empresas, a reunião será realizada no auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba. A Comissão de Acessibilidade também reúne os vereadores Beto Moraes (PSDB), Julieta Reis (DEM), Rogério Campos (PSC) e Valdemir Soares (PRB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba