Caixas eletrônicos podem ficar mais seguros

por Assessoria Comunicação publicado 15/06/2009 16h40, última modificação 24/06/2021 09h11
Tornar obrigatório o uso de cartões magnéticos nas portas de acesso aos caixas eletrônicos, para reduzir a incidência de assaltos e outros crimes nestes locais, é o objetivo do vereador Roberto Hinça (PDT). Projeto de autoria do parlamentar, prevendo a medida, tramita na Câmara Municipal de Curitiba.
Ao justificar a proposta, Hinça lembra que não são raras as vezes em que a imprensa publica reportagens de uma gama de crimes cometidos no interior dos caixas automáticos dos bancos. Tais crimes, de acordo com o parlamentar, “são facilitados, pois existem muitos caixas eletrônicos que, com um simples toque de mão, liberam o acesso da porta de entrada, dando sustos nos verdadeiros correntistas”. Segundo o vereador, nada impede estranhos e pessoas com perfis suspeitos de adentrar nesses locais  ou mesmo curiosos que nem pretendem utilizar os serviços oferecidos.
Se aprovado o projeto e sancionada lei, os bancos que não cumprirem a determinação pagarão multas cujos recursos serão destinados ao custeio de obras sociais. Em caso de reincidência, o valor será triplicado, com a suspensão imediata do funcionamento do serviço.