Brigada de Incêndio continua o treinamento de voluntários
Na manhã desta sexta-feira (19), os servidores da Brigada de Incêndio da Câmara de Curitiba compareceram à segunda parte do treinamento sobre “Procedimentos Seguros em Situações de Incêndio”. Novamente o cabo Wilton Sandes, do Corpo de Bombeiros, prestou esclarecimentos sobre as ações mais adequadas em situações de emergência. Sandes, que também é consultor da empresa Fox Fire & Safety Consultoria, focou o encontro de hoje em explicações sobre a evacuação de edificações em situações de emergência.
“Atualmente os parâmetros de segurança que vigoram em edificações públicas é rigoroso e essa postura é resultado de eventos catastróficos que poderiam ter sido evitados, como foi o caso do incêndio no edifício Joelma, em 1974, ou mesmo a recente tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria”, explica Maria Helena Derosso, funcionária efetiva da Câmara Municipal e coordenadora da Brigada. “Nenhum esforço é excessivo no sentido de sensibilizar e instruir as pessoas em relação às medidas de segurança que existem justamente para que vidas sejam preservadas”, afirmou Maria Helena.
Sandes alertou que o pânico que se instaura em tais situações é o principal responsável por eventuais perdas de vidas. “Infelizmente, no caso da Boate Kiss, houve uma conjugação de fatores que resultaram nas mortes, mas devemos aprender com estas circunstâncias e tentar entender onde estavam as falhas que desencadearam esse eventos, para que eles não se repitam”, esclareceu o bombeiro.
Ontem foram dadas noções de primeiros socorros, hoje pela manhã foi simulada uma evacuação de emergência e, à tarde, o treinamento será concluído nas dependências da empresa Fox Fire & Safety Consultoria, em Colombo. Lá serão realizadas simulações de incêndio, para que os novos voluntários da Brigada se familiarizem com as ações de segurança e saibam como agir na hipótese de um incêndio.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba