Brasileiro morto em Londres pode nominar rua em Curitiba
O vereador Jorge Bernardi, líder do PDT, apresentou projeto de lei dando o nome de uma rua em Curitiba ao brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia em Londres, na última sexta-feira (22), quando foi confundido com um terrorista. O projeto deverá tramitar pelas comissões técnicas da Câmara Municipal, com votação prevista para os próximos 90 dias, segundo o parlamentar.
Para Bernardi, a iniciativa representa uma homenagem a todos os brasileiros, cerca de 3 milhões, que vivem atualmente no exterior, em consequência da crise econômica no Brasil, que dura décadas. "Jean Charles de Menezes é vítima do processo de exploração que vive o povo brasileiro há séculos, primeiro dos portugueses, depois de ingleses, americanos e, agora, dos grupos transacionais e das elites brasileiras que sempre se beneficiaram deste sistema perverso de injustiça social", argumenta.
O vereador pedetista lembra, ainda, que Jean Charles de Menezes era natural de Gonzaga (MG), onde um terço da população de pouco mais de 6 mil habitantes vive no exterior. E a sua família perde, com ele, o terceiro membro morto no exterior, já que dois primos faleceram num acidente automobilístico em Portugal. "O sonho desse jovem era fazer um pé de meia, comprar terras, tratores e trabalhar na agricultura quando voltasse ao Brasil. Este sonho foi desfeito pela polícia inglesa, que primeiro atirou para depois perguntar quem era", disse Jorge Bernardi.
Como milhões de brasileiros, Bernardi ficou chocado com a morte de Jean Charles e decidiu apresentar o projeto para que nomine uma rua em Curitiba, em homenagem à sua memória e a todos os brasileiros que têm perdido a vida no exterior ou vivem o sonho de uma vida mais digna em outro país.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba