Brasil é o segundo país mais desmatado

por Assessoria Comunicação publicado 06/06/2006 18h00, última modificação 09/06/2021 16h21
O Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado anualmente a 5 de junho, foi lembrado pelos representantes do Partido Verde da Câmara de Curitiba. O vereador Aladim Luciano (PV) acompanhou, na manhã desta segunda-feira (05), os trabalhos do PV no calçadão da Rua XV de Novembro. Próximo ao bondinho foi montada barraquinha para comemorar a data. “Distribuímos dezenas de mudas de árvores nativas para incentivar a população a plantar e conscientizá-la da responsabilidade com o meio ambiente”, disse.
Segundo o parlamentar, a data serviu para refletirmos sobre os problemas ambientais do planeta. “O Brasil é o segundo País mais desmatado do mundo, perdendo somente para a China”, afirmou Aladim, acrescentando que “se cada um de nós colaborarmos para a preservação do meio ambiente, poupando o que temos de mais valioso, os recursos naturais, com certeza teremos um país bem melhor e um futuro mais saudável". O vereador concluiu dizendo que "o Brasil detém 10% de toda biodiversidade mundial, além de ser o país com o maior número de espécies conhecidas, 55 mil”.
Como surgiu
Aladim Luciano explicou que o meio ambiente tornou-se tema de grande importância quando o biólogo alemão Ernst Haeckel criou, em 1866, a disciplina que estuda a relação do meio ambiente com os seres vivos. "A popularização desse assunto se deu somente após acidente com o petroleiro Torrey Canion, em 1967, na costa da Inglaterra, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar", comentou.