Bornhausen, Maia e Lupion são homenageados

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2005 19h20, última modificação 24/05/2021 09h14

Em solenidade prestigiada por lideranças políticas de todo o País, a Câmara Municipal de Curitiba entregou, nesta segunda-feira (02), no Curitiba Master Hall, no bairro Portão, os títulos de Cidadão Honorário ao presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, e ao prefeito do Rio de Janeiro, César Maia. Na cerimônia, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente de Legislativo, o deputado federal Abelardo Lupion, presidente estadual do PFL, também foi agraciado como Vulto Emérito. As propostas foram de autoria dos vereadores Roberto Hinça, Sabino Picolo e Fábio Camargo, respectivamente, todos do Partido da Frente Liberal.

Em sua saudação a Bornhausen, Hinça destacou as qualidades do homem público “que entrou na política aos 28 anos e onde esteve deixou sua marca”. Citou a sua atuação como governador de Santa Catarina, senador, em segundo mandato, embaixador do Brasil em Portugal e ministro da Educação (de 1986 a 87), quando fortaleceu o ensino profissionalizante no Brasil e reforçou as preocupações com a erradicação do analfabetismo, da evasão escolar e da repetência.
Ao agradecer a homenagem, o senador afirmou que saberá corresponder à nobre responsabilidade que o título de Cidadão Honorário confere. “Quero expressar a minha honra e, quando falo em honra, é porque os vereadores foram muito generosos, representando a bondade do povo de Curitiba”, acrescentou Jorge Bornhausen, dizendo-se feliz por ter dado a contribuição, através de ações no Senado, para que a cidade se tornasse o exemplo que é, “o que orgulha a todos nós brasileiros”.
César Maia
“Estas homenagens são o reconhecimento às figuras que oferecem a sua importante contribuição ao processo de crescimento do País”, afirmou o vereador Sabino Picolo, ao saudar o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, pré-candidato à presidência da República pelo PFL, em 2006. Após fazer um resumo da carreira política de Maia, o parlamentar destacou a importância de suas três eleições como prefeito daquela cidade, sendo a terceira com um total de 50,11% dos votos, “o que mostra o seu grau de popularidade”.
Picolo destacou, ainda, algumas iniciativas do prefeito, entre elas, na área de educação, a criação de mais de 80 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos em seus governos.
César Maia agradeceu a homenagem afirmando que já se sentia um pouco cidadão curitibano, “porque Curitiba é referência para todos nós, prefeitos”.  Ressaltou diversas administrações da capital e concluiu que “ser cidadão de Curitiba é um momento de grande prestígio na minha carreira”.
Abelardo Lupion
O vereador Fábio Camargo resumiu a homenagem a Lupion destacando o fato que ele foi o deputado que mais viabilizou verbas federais à cidade, justificando cada vez mais a honraria. “Receba este título como um agradecimento de toda a população de Curitiba ao seu empenho em Brasília”, disse o parlamentar.
Emocionado, Lupion dedicou o título ao pai, falecido recentemente, e agradeceu ter o trabalho reconhecido em sua cidade, “sua casa”. Abelardo Lupion foi reeleito três vezes para a Câmara Federal e atualmente é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.
Votos de Louvor
Na solenidade, também foram homenageados o senador Osmar Dias (PDT) e o deputado federal Eduardo Sciarra, com diplomas de Votos de Louvor.
Estavam presentes, ainda, o prefeito Beto Richa, os ex-prefeitos Cassio Taniguchi e Saul Raiz, o empresário Joel Malucelli, que assinou a ficha de filiação ao PFL no evento; o senador Romeu Tuma (PFL), o desembargador Clayton Camargo, representando o Tribunal de Justiça do Paraná; os deputados Plauto Miró Guimarães, líder do PFL na Assembléia Legislativa; Hélio Rusch (PFL) e Durval Amaral (PFL), além de diversos vereadores e as deputadas Kátia Abreu (PFL-TO), presidente nacional do PFL Mulher, e Laura Carneiro (PFL-RJ).
Antes da solenidade, os homenageados concederam entrevista coletiva à imprensa, onde abordaram principalmente questões relativas às eleições de 2006.