Bonde histórico pode voltar a funcionar
A Prefeitura de Curitiba está à procura de uma empresa privada que se disponha a patrocinar a recuperação do bonde Birney, que circulou em Curitiba da década de 30 até 1952. A informação é do vereador Ney Leprevost (PP). Segundo o parlamentar, o bonde foi doado ao município pela família Slaviero em 1990 e, em 99, colocado em exposição na Praça Tiradentes.
Em 2003, porém, foi retirado pelo prefeito Cassio Taniguchi. Desaparecido desde então, o último bonde da história de Curitiba foi encontrado na semana passada por Leprevost. Ele estava guardado em um depósito na Vila Tingüi e era motivo de preocupação para os funcionários, que temiam que fosse incendiado por vândalos durante a madrugada, afirma o vereador. Informei ao prefeito Beto Richa, que ficou surpreso e ao mesmo tempo contente com a notícia, acrescenta.
Leprevost propôs a Richa que a Prefeitura faça um orçamento dos custos da recuperação do bonde e encontre uma empresa privada que patrocine a sua revitalização. O bonde é um marco na história do transporte coletivo de Curitiba. Hoje, as empresas estão dispostas a investir em marketing cultural, garante o parlamentar, que não descarta sequer a idéia de que o bonde seja colocado para funcionar. Temos que saber qual o custo disto, mas em Santos colocaram um bonde destes para funcionar e virou atração turística, conta Leprevost.
O vereador acredita que o bonde poderia funcionar em algum parque da cidade ou até em regiões que precisam ser revitalizadas, como o bairro Rebouças.
Outra idéia seria uma parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que já demonstrou interesse no bonde.
Em 2003, porém, foi retirado pelo prefeito Cassio Taniguchi. Desaparecido desde então, o último bonde da história de Curitiba foi encontrado na semana passada por Leprevost. Ele estava guardado em um depósito na Vila Tingüi e era motivo de preocupação para os funcionários, que temiam que fosse incendiado por vândalos durante a madrugada, afirma o vereador. Informei ao prefeito Beto Richa, que ficou surpreso e ao mesmo tempo contente com a notícia, acrescenta.
Leprevost propôs a Richa que a Prefeitura faça um orçamento dos custos da recuperação do bonde e encontre uma empresa privada que patrocine a sua revitalização. O bonde é um marco na história do transporte coletivo de Curitiba. Hoje, as empresas estão dispostas a investir em marketing cultural, garante o parlamentar, que não descarta sequer a idéia de que o bonde seja colocado para funcionar. Temos que saber qual o custo disto, mas em Santos colocaram um bonde destes para funcionar e virou atração turística, conta Leprevost.
O vereador acredita que o bonde poderia funcionar em algum parque da cidade ou até em regiões que precisam ser revitalizadas, como o bairro Rebouças.
Outra idéia seria uma parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que já demonstrou interesse no bonde.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba