Boca Maldita recebe exposição de fotos antigas da Câmara neste sábado

por Assessoria Comunicação publicado 01/09/2016 12h30, última modificação 08/10/2021 09h22

Quem passar pelo calçadão da avenida Luiz Xavier (continuação da rua XV de Novembro) neste sábado (3) pela manhã vai ter a oportunidade de observar como era a capital paranaense antigamente e no que ela se transformou. Jornalistas da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal levarão à Boca Maldita uma parte da exposição “Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade”, que foi inaugurada no mezanino do Palácio Rio Branco no dia 23 de março deste ano.

A iniciativa foi em homenagem ao aniversário da cidade e ao jornalista Cid Destefani, que cedeu ao Legislativo 50 fotos do seu acervo – ele faleceu em setembro do ano passado. “A mostra vai até o dia 23 de setembro, então queremos divulgar para que o público curitibano e os turistas que estejam passeando pela cidade tenham a oportunidade de vê-la, pois as mudanças evidentes nos retratos, desde vestuário, transporte e urbanismo, são surpreendentes”, afirma o diretor de Comunicação, Filipi Oliveira.

“A ideia também tira a Câmara Municipal de seus prédios e a leva para rua, em contato direto com a população, aproximando o órgão Legislativo do curitibano”, complementa. Na avenida Luiz Xavier (entre a rua Voluntários da Pátria e Desembargador Ermelino de Leão), serão expostas 20 fotografias. Dez delas são históricas e outras dez, atuais – tiradas  dos mesmos ângulos que as antigas, para que o observador possa fazer a comparação do que mudou ao longo dos anos.

Exposição na Câmara
Na Câmara de Curitiba, ao todo são 100 fotos, 50 antigas e 50 atuais. A imagem mais antiga é da Curitiba de 1855, reprodução de uma pintura do centro da cidade feita há 161 anos. A rua XV de Novembro aparece registrada em várias épocas, desde o século 19, ainda de terra, até a década de 1970, quando virou um grande calçadão para pedestres.

“Todos os lugares são bem conhecidos, mas ao olhar as fotos antigas ficaria difícil identificar se não estivessem acompanhados da imagem atual. Nós precisamos estudar as fotos antigas e encontrar o ponto exato em que o fotógrafo se posicionou há 70, 80 ou 90 anos”, destacou o fotógrafo Chico Camargo, responsável por uma parte das fotos da Curitiba de hoje.

São os casos das praças Tiradentes, Santos Andrade e Eufrásio Correia; as avenidas Marechal Floriano e Deodoro; a alameda Doutor Muricy alagada; a rua Barão do Rio Branco, dentre muitos outros espaços. As mudanças não são só arquitetônicas e urbanísticas. É possível perceber variados trajes de época, meios de transporte e costumes diferentes – como o “footing” na rua XV, prática entre os jovens do século passado de circular pela via mais famosa da cidade para paquerar e conhecer gente nova.

Complementam e auxiliam na percepção das mudanças da capital filmes feitos na década de 1920, cedidos pelo Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e editados pela Diretoria de Comunicação da Câmara. O visitante poderá ver ainda algumas atas antigas originais, com as primeiras providências a serem tomadas para a urbanização da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. Também estão expostos em cavaletes nas galerias do Palácio Rio Branco painéis que informam leis aprovadas pela Câmara desde o século XVII.

A exposição no prédio está aberta de segunda a sábado, das 9 às 18 horas. O endereço é rua Barão do Rio Branco, 720.


Leia também:
Curitiba Ontem e Hoje: as histórias e as memórias por trás das fotos

Exposição Curitiba Ontem e Hoje será prorrogada até setembro