Bicho do Paraná receberá homenagem na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2005 16h45, última modificação 07/06/2021 10h55
O cantor e compositor João Lopes será cidadão curitibano. A homenagem será prestada nesta sexta-feira (9), às 20h, no plenário da Câmara de Curitiba. Ao justificar a iniciativa de entregar a honraria, o vereador Jônatas Pirkiel (PL) destaca sua atuação na área da música.
João Lopes nasceu em Califórnia, Norte do Paraná. Aos 2 anos foi para Rolândia, de onde saiu para prestar o serviço militar em Curitiba. No fim dos anos 60, "caiu" na estrada, novamente, rumo a Arambepe, na Bahia, o mais famoso endereço brasileiro do movimento hippie. O homenageado conta ter viajado carregando o violão e com os cabelos compridos e, na época, conseguia  carona. Primeiro foi para Outro Preto e, de lá, abraçou a vida hippie. Rodou pelo Nordeste até 1974. Na volta ao Paraná foi trabalhar na construção civil.
João Lopes pisou pela primeira vez no palco a convite de Ivo Rodrigues, vocalista da banda Blindagem, em meados de 78. Em 81, a convite da gravadora Continental, lançou seu primeiro disco. Entre outras músicas estava "Bicho do Paraná", que virou, na boca do povo, o hino extra-oficial do Estado. O sucesso foi tão grande que o cantor e compositor viajou o Brasil de ponta a ponta, divulgando a canção. Neste ano, depois de um hiato de 9 anos, João Lopes inicia nova fase em sua carreira com o lançamento de "João Lopes Bicho do Paraná Acústico”. "Mais do que o resgate, este CD é o símbolo da força da nossa cultura. Resgata a sonoridade característica do artista: interiorana, caipira e, ao mesmo tempo, rock nroll, "blueseira" e brasileira. Uma sonoridade que nos anos 70 foi batizada de rock rural", diz Pirkiel.