Bicampeonato athleticano e Thalia são homenageados em plenário
Os vereadores Katia Dittrich (Solidariedade), Paulo Rink (PR) e Bruno Pessuti (PSD) prestaram uma homenagem ao Clube Athletico Paranaense pela conquista do bicampeonato estadual jogando com uma equipe alternativa, o que “é um fato histórico, pois nenhuma outra equipe no Brasil conquistou tal feito, fazendo jus ao recebimento dos presentes votos”, diz a justificativa do requerimento (077.00134.2019). Da tribuna, Rink destacou a história do clube que foi fundado em 1924. A decisão contra o time do Toledo se deu na Arena da Baixada.
Os dois times empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar, encaminhando a partida para uma decisão nos pênaltis. A vitória do rubro-negro (terceira em quatro anos), foi conquistada com o time sub-23, fato que também ocorreu no ano passado. Os jogadores homenageados foram: Lucas Halter; Jaderson Flores dos Reis; Erick Luiz Conrado Carvalho; Victor Hugo dos Santos (Vitinho); Gabriel Mesquita; Gabriel Poveda; Marco Antonio Filho (Marquinho); Renzo Ribeiro dos Santos; Abner Felipe Souza de Almeida; Demethryus Maciel Areias Nascimento; Luiz Fernando Ferreira de Sousa; e Bento Mateus Krepski.
Os integrantes da Comissão técnica homenageados foram: Alessandro Conceição Pinto; Marcelo Costa Grimaldi; Tadashi Hara; Pedro Sotero da Cunha Neto; Bruno Henrique Ramos; Anderson Ramos; Celso Júnior Gonçalves Machado; Dionísio Filho; Sérgio Ferreira de Lima; Paulo Miranda; e Rafael Guanaes (técnico).
Sociedade Thalia
A passagem dos 137 anos de fundação da Sociedade Thalia motivou o vereador Tito Zeglin (PDT), 1º vice-presidente da Casa, a homenagear a entidade com a entrega de votos de congratulações e aplausos a Vilmar Anildo Schultz, presidente da sociedade; Aureo Vinhoti, presidente do Conselho Deliberativo; e Lucio Togo Mange [Palhaço Gabiroba], presidente do Conselho Fiscal. Fundada por 19 famílias alemãs em 1882, a Sociedade Thalia foi cenário de inúmeros eventos importantes para a história da cidade, como por exemplo, o Baile dos Estados, em 1956, com a presença dos governadores Moysés Lupion (PR) e Jorge Lacerda (SC).
Também sediou o Baile das Nações, em 1960, com a participação de diplomatas poloneses e franceses. “A sociedade passa, desde 2010, por um processo de transformação e recuperação, com a implantação de sistemas profissionais de gestão e controles administrativos”, disse o vereador.
Zeglin aproveitou a homenagem à Sociedade Thalia para também reverenciar individualmente com voto de congratulação e aplauso Lúcio Togo Mange, o Palhaço Gabiroba. “Reconhecidamente um talentoso artista da nossa cidade. Em seu currículo, constam participações no circo, teatro, televisão e cinema”, disse o vereador que também salientou a participação do palhaço no Circo irmãos Queirolo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba