Beto Richa sanciona duas novas leis
Os projetos do vereador André Passos (PT) que regularizam o tráfego de trens em Curitiba agora são leis. O que trata da sinalização nas passagens de nível, agora é a lei nº 11.406 e o que proíbe o tráfego, no período noturno, de composições de carga não-perecíveis, a de nº 11.405. Segundo o parlamentar, o prefeito Beto Richa sancionou as leis na noite desta terça-feira, tendo sido as propostas aprovadas no Legislativo em 04 de abril.
André Passos afirma que essa é uma luta que travou desde o início do mandato junto com os moradores envolvidos com o problema. O município devia isso para a cidade de Curitiba. A lei que regulamenta o tráfego do trem é uma conquista da população curitibana, da qual eu fui apenas um instrumento. Agora, espero que a concessionária respeite não só a lei, como a vitória da cidadania, completa.
Para o vereador, a obrigatoriedade de implementação de sinalização e organização das passagens de nível nos ramais da linha férrea justifica-se devido à necessidade de segurança no trânsito, tanto para pedestres como para motoristas, visto que o apito do trem não é suficiente para impedir a ocorrência de acidentes. A postura da Prefeitura em sancionar essa lei demonstra a importância da padronização da sinalização na cidade, o que dá tranqüilidade aos curitibanos, diz Passos.
A lei que proíbe o tráfego de composições de carga entre 22h e 7h, de acordo com a Lei Municipal do Silêncio, entra em vigor em 45 dias, a partir de sua publicação. André Passos explica que o projeto se restringe apenas às composições de cargas não-perecíveis. Não há de parte do Poder Público municipal a proibição do ir e vir para a concessionária da linha férrea, apenas sua limitação em favor da cidadania, frisou.
André Passos afirma que essa é uma luta que travou desde o início do mandato junto com os moradores envolvidos com o problema. O município devia isso para a cidade de Curitiba. A lei que regulamenta o tráfego do trem é uma conquista da população curitibana, da qual eu fui apenas um instrumento. Agora, espero que a concessionária respeite não só a lei, como a vitória da cidadania, completa.
Para o vereador, a obrigatoriedade de implementação de sinalização e organização das passagens de nível nos ramais da linha férrea justifica-se devido à necessidade de segurança no trânsito, tanto para pedestres como para motoristas, visto que o apito do trem não é suficiente para impedir a ocorrência de acidentes. A postura da Prefeitura em sancionar essa lei demonstra a importância da padronização da sinalização na cidade, o que dá tranqüilidade aos curitibanos, diz Passos.
A lei que proíbe o tráfego de composições de carga entre 22h e 7h, de acordo com a Lei Municipal do Silêncio, entra em vigor em 45 dias, a partir de sua publicação. André Passos explica que o projeto se restringe apenas às composições de cargas não-perecíveis. Não há de parte do Poder Público municipal a proibição do ir e vir para a concessionária da linha férrea, apenas sua limitação em favor da cidadania, frisou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba