Beto Moraes: um “vereador raiz”, próximo da população, chega ao sexto mandato

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 09/01/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h13
Filiado ao PSD, Beto Moraes chega à 19ª legislatura como um dos decanos da Câmara de Curitiba, tendo recebido 10.142 votos em 2024.
Beto Moraes: um “vereador raiz”, próximo da população, chega ao sexto mandato

Beto Moraes acredita que o contato direto com a população nos bairros tem feito a diferença. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A trajetória política de Beto Moraes começou no bairro Xaxim, quando se tornou assessor parlamentar do deputado estadual licenciado Mauro Moraes. Após 12 anos de contato intenso com a população da Região Sul de Curitiba, Beto Moraes ganhou a confiança dos eleitores para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ele contou sobre sua trajetória e suas prioridades como vereador no podcast Você Me Representa.

Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Moraes chega ao sexto mandato na CMC, conquistado ao receber 10.142 votos em 2024. Com os quatro anos da 19ª legislatura (de 2025 a 2028), completará 24 anos como vereador de Curitiba, tornando-se um dos decanos da Casa Legislativa. Com toda essa experiência, ele fala da importância de ser um parlamentar municipal que está nos bairros, próximo da população.

“Sou um vereador raiz, como falam. A gente está sobrevivendo a essa leva toda de tecnologia”, disse Beto Moraes. Para ele, o trabalho de um vereador precisa ir além da "telinha" do celular: é fundamental estar próximo das pessoas na vida real. “Acredito que vai casar as duas situações. Vereadores que vieram só pela rede social vão ter de trabalhar diferente aqui, tem de estar junto da população, não apenas pela rede social”, argumentou Moraes.

Além do atendimento da população no dia a dia, nos próximos quatro anos, Beto Moraes vai priorizar políticas para reduzir o número de pessoas em situação de rua. “Morador de rua cresceu muito no país todo e aqui atinge quase todos os curitibanos”, ressaltou. Também pretende facilitar a compra de imóvel pela Cohab. “Hoje, para entrar em uma casa, é preciso ter, no mínimo, uns R$ 10 mil de entrada. Ganhando um salário mínimo, quem tem uma reserva de R$ 10 mil?”, questiona o vereador. Outra prioridade para Beto Moraes é aprimorar o trabalho da Guarda Municipal, órgão que sempre apoiou com recursos de emendas parlamentares.

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

  

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldidiretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.