Beto é novo fenômeno político, diz vereador

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2009 16h00, última modificação 23/06/2021 09h56
Os altos índices de aprovação do prefeito Beto Richa (PSDB) nas pesquisas de opinião são fruto de seu compromisso com os eleitores e do resultado de uma gestão que, por quatro anos, deu prioridade ao social. A análise é do vereador Mario Celso Cunha (PSB), que considera um fato político histórico o prefeito haver obtido, na pesquisa Datafolha, 82% de aprovação três meses após sua eleição, índice superior ao percentual de votos que o reelegeu.
“Existe uma empatia entre a população de Curitiba e seu administrador, que garante a Beto continuar sendo o prefeito de capital com mais percentual de aprovação do País ao longo de duas gestões, quando o normal seria um desgaste da administração. E aqui acontece absolutamente ao contrário: o aval dos curitibanos ao seu prefeito só cresce”, acrescentou o vereador.
Fenômeno
Para Mario Celso, o jovem engenheiro Beto Richa se transformou num novo fenômeno da política paranaense. “Com uma visão moderna da administração pública e um fácil relacionamento com a população, o prefeito se transformou numa liderança respeitada em todo o País, tal o número de convites que vem recebendo para falar sobre Curitiba e seus projetos nos vários Estados brasileiros”, argumentou.
Segundo o Datafolha, o percentual de moradores de Curitiba que acham que o prefeito está fazendo um governo ótimo ou bom chega a 82%, 30 pontos superior ao índice registrado pelo segundo colocado no ranking. Apenas 4% consideram o desempenho de Richa ruim ou péssimo. Assim, ele atinge um índice de popularidade de 179 pontos.
No mandato anterior, Beto Richa também liderou durante todo o tempo (o primeiro foi feito em 2007), sempre com nota superior a sete e aprovação de mais de 70%.