Bernardi questiona abusos em feiras

por Assessoria Comunicação publicado 14/02/2013 14h30, última modificação 10/09/2021 10h47

O vereador Jorge Bernardi, líder do PDT na Câmara Municipal de Curitiba, encaminhou requerimento ao prefeito Gustavo Fruet com pedido de informações sobre as feiras da cidade. O parlamentar quer saber tudo sobre este segmento para esclarecer  denúncias de irregularidades que recebeu. Segundo ele, profissionais da área estão insatisfeitos com as condições de trabalho e relataram diversos abusos.

A ideia é saber onde são realizadas as feiras da cidade, os dias da semana, horários de funcionamento, número de feirantes, qual o critério de admissão para exercer ofício e a sua fiscalização.

Em relação ao Largo da Ordem, Bernardi questionou quais categorias expõem seus produtos, quantos e quem são os novos feirantes que obtiveram licença nos últimos quatro anos e o que confeccionam.

O documento quer a identificação de quem faz a seleção dos feirantes e os critérios adotados para qualificar o produto como artesanal, quantos fiscais atuam nas feiras, qual o papel desenvolvido pelo fiscal, a equipe de servidores que atuam na coordenação da feira, como ocorre o processo de montagem das barracas tanto no Largo da Ordem quanto nas demais feiras.

Por fim, o pedetista pediu esclarecimentos sobre a empresa que faz as montagens das barracas, quanto é cobrado de cada feirante de aluguel da barraca, se houve licitação para escolha da empresa e se o município faz algum tipo de fiscalização sobre seus serviços. Também questiona quantas apreensões de produtos industrializados ocorreram nos últimos quatro anos e quais foram os feirantes que tiveram seus produtos apreendidos.

Nos bairros
    
Benfeitorias em bairros da cidade também foram requeridas por Bernardi. Ele pediu a instalação de boca de lobo  para atender moradores residentes na rua Antonio Adilson Neves, no Xaxim. Segundo o parlamentar, por se tratar de uma ladeira, a obra evitará poças dágua na parte baixa da via pública e melhorará o saneamento.

Ele quer também a implantação de redutor de velocidade na rua Raymundo Bon, no bairro Boa Vista. Ali está localizada a Igreja Evangélica Almas para Cristo Restaurada, com registro de grande afluxo de fiéis, sujeitos à alta velocidade de motoristas.

Um quebra-molas foi solicitado para atender moradores da rua do Amapá, próximo à esquina com a rua Manoel Ador, no bairro Vista Alegre. No local, foram registrados atropelamentos de animais.

Outro requerimento pede a ampliação do itinerário da linha de ônibus Pinhais/Campo Comprido até a rua Cidade dos Curitibanos. De acordo com Bernardi,  a iniciativa é para atender passageiros das Moradias Augusta I e II, Vila Sandra 1 e 2 e bairros Campo Comprido e CIC.