Bernardi propõe alerta sobre consumo de álcool

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2007 19h25, última modificação 16/06/2021 09h16
Projeto de lei do vereador Jorge Bernardi (PDT) prevê a colocação de cartazes, placas ou adesivos nos bares, restaurantes e outros estabelecimentos do gênero, informando o limite de consumo de álcool previsto no Código Nacional de Trânsito aos condutores de veículos.
Conforme a proposta, em apreciação na Câmara de Curitiba, as placas e adesivos devem ser afixadas em locais visíveis, dentro dos estabelecimentos e em todas as páginas dos cardápios, “para que o cliente fique ciente dos riscos que corre ao ultrapassar o limite, que é de 0,06 grama por litro de sangue”, comenta o parlamentar.
Segundo Bernardi, “a mídia nacional tem mostrado que a maioria dos acidentes de trânsito ocorre pelo consumo exagerado de bebida alcoólica pelos motoristas e as estatísticas apontam que a maioria das vítimas é de jovens que abusam do álcool e perdem suas vidas provocando, não raras vezes, luto também em outras famílias. Hoje, cerca de 10% do total de causas de morbidade e mortalidade no Brasil estão relacionados ao consumo do álcool”.
Em sua justificativa, o vereador salienta que  os efeitos da bebida alcoólica vão desde a diminuição da visão em 25% e de 10% a 30% para a resposta muscular numa emergência. Ou seja, compromete a atenção, os reflexos e a movimentação dos membros, componentes imprescindíveis para direção segura.
Alerta
“O que nós queremos com este projeto é que todos os proprietários de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no balcão ou em mesas, sejam bares, restaurantes, clubes, ou os chamados bailões, façam a sua parte e afixem cartazes, plaquetas ou adesivos nas paredes e nas páginas de seus cardápios. É preciso alertar os clientes para o que determina a legislação quanto ao que as autoridades definem por limite do teor alcoólico para quem dirige veículos”, finaliza Bernardi.