Bernardi pede campanha contra lagarta Lonomia

por Assessoria Comunicação publicado 16/04/2008 18h40, última modificação 21/06/2021 08h15
Ao tomar conhecimento da aparição de lagartas do tipo Lonomia em várias escolas de Curitiba e obter informações sobre os perigos que representam se tocadas por uma criança, o vereador Jorge Bernardi (PDT) solicita ao prefeito Beto Richa que determine medidas urgentes para promover uma "varredura", não somente nas escolas que possuem terreno arborizado, mas também nos parques e praças da cidade.
Segundo o parlamentar, as informações são de técnicos especializados. "Se tocada por uma pessoa, seus espinhos tóxicos perfuram a pele e injetam um tipo de veneno que causa dor intensa e, caso não haja tratamento imediato, a vítima pode chegar ao óbito por hemorragia generalizada."
Bernardi informa, ainda, que "Curitiba não possui antídoto para o veneno da Lonomia. Somente o Instituto Butantan, em São Paulo, tem condições de produzir o soro e, numa emergência, é uma medida que demanda tempo que uma vítima não pode esperar.”
Habitat
O habitat natural desta lagarta é a mata. Entretanto, devido aos desmatamentos e cortes de árvores, o que provoca a extinção de algumas espécies da sua cadeia alimentar, as Lonomias estão sendo encontradas em parques, residências e escolas, onde procuram por árvores folhosas para sua alimentação.
Estas lagartas também estão aparecendo em grande quantidade na região metropolitana e, nos meses de outono, com alternância de temperatura e umidade, costumam descer das árvores em colônias na busca de alimentos.