Benfeitorias melhoram qualidade de vida
Benfeitorias na malha viária de Curitiba podem trazer melhor qualidade de vida à população, facilitando nos deslocamentos e prevenindo na ocorrência de acidentes. Este é o desejo dos moradores dos bairros Lindóia, Fanny, Parolin e Vila Guaíra, que solicitaram a ajuda do vereador Éde Abib (PMDB) para reivindicar à administração pública uma série de melhorias em todas as ruas e logradouros.
O quadrilátero formado pelos bairros, dentro da administração regional do Portão, informa o parlamentar, está carente de obras de recuperação do antipó nas ruas que cruzam vias principais com asfalto definitivo, em sua maior parte ainda sem calçadas, com algumas valetas a céu aberto e saibro danificado pela ação da chuva. Na Vila Lindóia, estas ruas estão situadas no eixo entre as avenidas Santa Bernardete e Henry Ford, a antiga BR-116, fechando com a Avenida Presidente Wenceslau Braz. Na Vila Guaíra, o problema se concentra entre a Wenceslau Braz e Avenida da República e, no Parolin, entre as avenidas Marechal Floriano Peixoto, Presidente Kennedy e do Canal.
Os moradores ainda reivindicam manutenção constante dos logradouros, poda de árvores, limpeza de bueiros, para evitar alagamentos; recuperação de meios-fios e revitalização da sinalização viária.
Brigadeiro Franco
Para a Rua Brigadeiro Franco, entre as avenidas Presidente Kennedy e do Canal, o vereador Éde Abib pede a recuperação da pavimentação asfáltica, em toda a extensão. Por ser uma via de transporte coletivo, onde circulam ônibus das linhas Ligeirinho, o parlamentar solicita urgência no atendimento.
Na Avenida Mascarenhas de Moraes, localizada no bairro Santa Cândida, com início na Avenida Paraná e término na Rodovia 476 (Estrada da Ribeira), a reclamação dos moradores é quanto à invasão do meio-fio na pista de rodagem e o desgaste da sinalização horizontal. O usuário desta via, em dias de chuva, enfrenta o problema de empoçamento, que atrapalha o trânsito normal dos veículos, além de atingir transeuntes.
Estas reivindicações, além do encaminhamento natural que tiveram, agora, entre os órgãos da administração municipal, também foram transformadas em emendas ao orçamento para 2005, integrando um bolo de cem emendas apresentadas. "Deixamos a Casa de Leis, porém a marca de nosso trabalho está imprensa, para que a população possa avaliar a abrangência do trabalho que desenvolvemos nestes oito anos", comentou o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba