Batalhão da PM, violência nos estádios e mais notas do dia 13 de junho

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 13/06/2022 17h30, última modificação 14/06/2022 08h07
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Batalhão da PM I
O vereador Mauro Ignácio (União) anunciou avanços na instalação de um batalhão da Polícia Militar (PM) no bairro de Santa Felicidade. Ele contou que, na semana passada, participou de reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), na qual a pasta assumiu a responsabilidade pelos projetos complementares à obra, após a Casteval ter doado o projeto arquitetônico ao Estado.

Batalhão da PM II
“É muito importante esse investimento em segurança, que é um clamor constante da população”, ressaltou o parlamentar. Ignácio estima que as obras possam começar nos próximos anos e destacou o empenho de Pedro Vidal, do Conseg São Braz, e da comunidade, na conquista do batalhão da PM. Segundo o parlamentar, é uma obra estimada em R$ 20 milhões, que faz parte de um plano de investimentos da gestão Ratinho Júnior na área.

Violência nos estádios I*
Hoje em plenário, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) lamentou o ocorrido no entorno do estádio Major Antônio Couto Pereira, durante a partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, entre Coritiba e Palmeiras, no fim de semana. “Medidas devem ser tomadas para conter essas brigas generalizadas que vêm ocorrendo, não só em Curitiba, mas em outras cidades. A Câmara Municipal pode intervir em conjunto com o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública; o país não precisa mais de cenas como essas e Curitiba pode dar o exemplo”, alertou Sidnei Toaldo.

Violência nos estádios II
“Quero me somar ao Sidnei”, emendou Alexandre Leprevost (Solidariedade), “pois precisamos nos unir para combater a violência entre as torcidas nos estádios”. Lamentando que “uma minoria de marginais” empurre os jogos a serem organizados no formato de torcida única, o vereador defendeu “medidas drásticas para com esse negócio [de guerra entre torcidas]”. Dizendo “não ter medo de torcida nenhuma”, defendeu que “esporte é lazer, é entretenimento”. “Não podemos admitir isso em Curitiba”, afirmou.

Multas de trânsito*
O vereador Professor Euler (MDB) questionou o Executivo sobre os critérios estabelecidos para aplicação de multas por radares em pontos distintos da cidade. O parlamentar trouxe a plenário mais de dez multas aplicadas a um único cidadão no mesmo radar. ”Temos locais em Curitiba que já aplicaram mais de 13.000 multas, sendo que em muitos desses locais não existe sinalização e em outros ela é feita de forma confusa ao motorista”, disse. Com vídeos, o parlamentar mostrou situações, como duas placas com informações contraditórias na mesma via, para justificar sua fala.

Campeonato de skate
A realização da primeira etapa do Circuito Paranaense Amador de Skate, na praça dos Menonitas, no bairro Boqueirão, foi festejada em plenário pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Ele destacou a organização do evento, realizado pela Federação Paranaense de Skate, com o apoio de emenda parlamentar de sua autoria.

Futebol amador
Dizendo que futebol amador tem “técnica e amor” pelo esporte, Mauro Bobato comemorou o público, no domingo (12), durante as finais do campeonato Peladeiros Santa Amélia, no qual os Unidos do CIC venceu, “de virada”, por 4 a 3, o time do Santa Helena. “Foi transmitido ao vivo pelo Facebook, tendo mais de 200 espectadores”, disse o parlamentar.

“História perdida”
Dalton Borba voltou a criticar, em plenário, a falta de uma ação do poder público para incentivar a preservação da fachada da antiga sede da Faculdade Curitiba de Direito. “Infelizmente, é uma tristeza ver a capital do Paraná demolir parte significativa da sua memória”, anunciou, referindo-se à demolição do prédio na rua Emiliano Perneta, próximo à praça Osório.

PEC 206/2022
Posicionando-se contra a PEC 206/2022, que cria condições para a cobrança de mensalidades nas universidades públicas do Brasil, Dalton Borba (PDT) disse que seu partido “está na luta contra esse tipo de política pública”. “Em vez de privatizar, tem que retomar o processo de ampliação de vagas”, disse, lembrando que “70% das pessoas cursando universidades públicas não têm condições de pagar”. “É mais uma das tentativas amadoras da presidência de implantar no país a privatização total”, disse.

Projeto de lei*
O vereador Tito Zeglin (PDT) apresentou projeto de lei (005.00127.2022) que propõe alteração no art. 1° da n° 8.746/95 que trata da denominação de logradouro público. A proposta tem como objetivo a correção da grafia no nome de José Casemiro Correa para José Casimiro Correa.

Bancada PSD*
Dois requerimentos da bancada do PSD fazem indicação de membros para Comissão e Conselho. O primeiro indica o vereador Mestre Pop (PSD) para a vaga na Comissão de Educação, Cultura e Turismo (019.00004.2022); e o segundo indica o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) para a vaga de titular no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (019.00005.2022).

Segurança*
O vereador Nori Seto (PP) solicita informações à Prefeitura Municipal acerca das medidas adotadas para garantir a segurança das unidades da Rede Municipal de Ensino e dos profissionais de educação em seu local de trabalho (062.00416.2022).

Comércio ambulante*
A vereadora Maria Leticia (PV) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da indicação de sugestão (201.00052.2021) feita pela parlamentar para elaboração de projeto de lei que trate de forma mais abrangente o comércio de ambulantes no município. Ela indaga se a sugestão foi acatada pelo Executivo (062.00401.2022).

Ambulâncias*
O vereador Mestre Pop (PSD) protocolou dois requerimentos que fazem questionamentos à Secretaria Municipal da Saúde. O parlamentar indaga sobre o número de ambulâncias disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros CIC, Bairro Novo e Tatuquara (062.00402.2022); e sobre a existência de licitações para aquisição de novas ambulâncias para o município (062.00403.2022).

Passarelas e pontes*
Dois requerimentos do vereador Mestre Pop (PSD) fazem questionamentos à Secretaria Municipal de Obras Públicas. Ambos solicitam informações sobre os custos para construção de pontes e passarelas em Curitiba (062.00404.2022 e 062.00405.2022).

Licitações*
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) protocolou dois requerimentos com pedido de informações à Fundação Cultural de Curitiba. No primeiro, a parlamentar indaga sobre a inexigibilidade da licitação em favor de Riole Eletrônica LTDA. (062.00417.2022); e o segundo, sobre a dispensa de licitação em favor de Larissa Ferreira da Silva (062.00418.2022).

Sinalização viária*
Vereadora Indiara Barbosa (Novo) encaminha à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, à Secretaria de Urbanismo e à Secretaria de Obras Públicas de Curitiba pedido de informações quanto aos critérios estabelecidos a fim de garantir a qualidade das pinturas executadas para demarcação viária, bem como o valor médio gasto anualmente e a estimativa de durabilidade das demarcações (062.00419.2022).

Deputada federal
Com a sessão suspensa, a deputada federal Aline Sleutjes (Pros) falou brevemente aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sobre seu trabalho parlamentar em Brasília e se colocou como pré-candidata do partido ao Senado. “Estou na política há 23 anos, comecei em 1999, quando fui candidata a vereadora. Política é missão, é a chance de fazer a vida das pessoas melhor”, afirmou. Ela enumerou os cargos em que foi pioneira em ocupar, ao ser a primeira deputada federal mulher eleita pela região dos Campos Gerais, a primeira presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal e depois vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara e no Congresso, quando foi relatora do orçamento da Saúde durante a pandemia.


*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva