Bancos devem afixar tempo de atendimento

por Assessoria Comunicação publicado 06/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 16h50

As agências bancárias devem afixar em local visível cópia da lei que prevê limite máximo de tempo no atendimento ao cliente. A proposta é do vereador Antonio Bueno e está em apreciação na Câmara de Curitiba. O parlamentar sugere, também, que junto à cópia do documento seja acrescentado o número de telefone do órgão municipal para eventuais queixas e reclamações. As empresas que descumprirem a determinação ficam sujeitas à advertência, multas e suspensão do alvará de funcionamento após a quinta reincidência.
A lei, em vigor há 3 anos, prevê tempo razoável para atendimento ao cliente de até 20 minutos em dias normais, até 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados e nos dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais. Este tempo, conforme o documento, leva em consideração o fornecimento normal dos serviços essenciais à manutenção do ritmo normal das atividades bancárias, como energia, telefonia e transmissão de dados.
Direitos
Segundo Antonio Bueno, a idéia é fazer com que os clientes dos bancos tomem consciência da lei que determina limites máximos de tempo para o atendimento nas agências. “Grande parte dos cidadãos ignoram a lei, deixando de exercer seus direitos de consumidor. E os bancos não têm interesse em divulgar o documento. Para reverter este quadro a proposta é apresentada”, comenta o parlamentar.