Bancos de sangue podem ter vagas de trânsito para doadores

por Assessoria Comunicação publicado 18/08/2014 10h40, última modificação 27/09/2021 08h02

Requerimento encaminhado à Prefeitura de Curitiba pede que sejam reservadas vagas públicas de estacionamento para doadores de sangue na proximidade dos pontos de coleta (044.09698.2014). O objetivo, diz a justificativa da proposição, é incentivar a doação de sangue ao facilitar o acesso das pessoas a essas instituições. O documento lembra que, além de ser usado em cirurgias, o sangue doado serve para pessoas cujas doenças exijam transfusões constantes, como a hemofilia.

A proposição sugere, por exemplo, a criação dessas vagas para doadores de sangue na região do Hemepar (travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV); Hospital de Clínicas da UFPR (rua General Carneiro, 181, no Alto da Glória); Hospital Erasto Gaertner (rua Doutor Ovande do Amaral, 201, no Jardim das Américas); Hospital Nossa Senhora das Graças (rua Alcides Munhoz, 433, Mercês); e Santa Casa de Misericórdia (praça Rui Barbosa, 694, no Centro).

Parada de veículos
Outro requerimento solicita que, na rua Amauri Lange Silvério, no Pilarzinho, seja alterado o lado da via em que se permite estacionamento de veículos  (044.09532.2014). O texto da justificativa aponta que os comerciantes instalados na região já comunicaram o desejo dessa mudança a agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, reclamando que a atual configuração afeta o comércio local.

Também foi solicitado ao Executivo, em outro requerimento (044.09671.2014), que seja permitida a parada de veículos na rua Brigadeiro Franco, aos domingos, das 10h às 13h, na região da Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge. O argumento é que o espaço para estacionamento disponível no local é pequeno para as necessidades do culto religioso. No Jardim Botânico (044.09333.2014), a solicitação é para a instalação de uma parada para carga e descarga, durante 15 minutos, na rua Doutor Corrêa Coelho.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).