Balanços, registro de blocos e mais notas do dia 20 de dezembro
Prestações de contas
Além do relatório de gestão de 2022, apresentado pelo presidente Tico Kuzma (Pros), a sessão plenária contou com os balanços de sete das dez comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), feitas pelos presidentes dos colegiados. A procuradora da Mulher no biênio 2021-2022, vereadora Maria Leticia (PV), também prestou contas das atividades. As matérias de balanço serão publicadas ao longo de janeiro, durante o recesso do plenário.
Registro de blocos
A eleição da Mesa Diretora e da Corregedoria para o biênio 2023-2024 começa às 14 horas desta quarta-feira (21), lembrou o presidente Tico Kuzma (Pros). Os blocos devem ser registrados até as 12 horas, no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), e os líderes, indicados até as 13 horas. O cálculo da proporcionalidade será divulgado às 13h30.
Vereador cantor*
“Em tempos que nos faltam a liberdade de falar, cabe-nos a liberdade de cantar”, declarou o vereador Eder Borges (PP), ao cantar a música “Liberdade”, de sua autoria, durante o pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (20). “Termino este ano legislativo cantando e invocando música para as nossas vidas. Que nossa liberdade de expressão não seja cerceada. Liberdade! Viva o Brasil!”, finalizou.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Seguro de vida*
O vereador Serginho do Posto (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o programa de seguro de vida dos servidores municipais. O parlamentar indaga os critérios para escolha da seguradora e da corretora do contrato, bem como da existência de aditivos contratuais (062.00744.2022).
Cabos subterrâneos*
A vereadora Amália Tortato (Novo) protocolou um pedido de informações à Prefeitura de Curitiba solicitando esclarecimentos sobre a fiscalização para o cumprimento da lei municipal 14.593/2015, que estabeleceu um prazo limite para a substituição das redes aéreas por redes subterrâneas, na zona central de Curitiba (062.00743.2022).
Questionamentos à Copel*
Dois requerimentos da vereadora Amália Tortato (Novo) fazem questionamentos à Companhia Paranaense de Energia (Copel). O primeiro solicita informações quanto à manutenção de cabos subterrâneos no Centro de Curitiba (074.00029.2022); o segundo, sobre o cumprimento da lei municipal 14.593/2015, que estabelece prazo para a substituição das redes aéreas por redes subterrâneas na zona central de Curitiba (074.00030.2022).
Visitas em plenário*
Foram registradas as visitas de Bruno Pessuti, primeiro suplente do Pode, e de Giorgia Prates, primeira suplente do PT, que acompanharam a sessão plenária.
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba