Balanço legislativo: Escola da CMC capacitou novos mandatos
Com previsão orçamentária de R$ 244 mil para 2017, a Escola do Legislativo começou o ano organizando uma semana de capacitação voltada aos parlamentares da nova legislatura. A Semana Legislativa, de 16 a 23 de fevereiro, apresentou os departamentos da Câmara Municipal aos mandatos e noções para a elaboração de textos oficiais, redação oficial e comunicação pública, por exemplo (notícias aqui e aqui).
Depois disso, a Escola focou em atividades de planejamento, dividindo-se entre o apoio a cursos de capacitação técnica aos servidores e a organização de um chamamento público de palestrantes e professores. “Foi feita uma pesquisa às diretorias a fim de serem definidas as necessidades de treinamento e capacitação. De posse das respostas, a Escola fez uma ampla listagem que, após revisada, orientou o conjunto de cursos e capacitações para 2017 e 2018”, diz a direção.
Tais informações constam em resposta da Escola do Legislativo a pedido de informações da Comissão de Educação, Cultura e Turismo (064.00013.2017), no qual aponta-se que os servidores Antonio Carlos Torrens e Amanda Izabelle Moreno responderam pela unidade no primeiro semestre. “Na continuidade, foi feito um chamamento público para palestrantes e professores, objetivando a formação de um banco de talentos”, diz o documento.
Nesse período, por exemplo, houve reuniões com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para a inclusão do Legislativo no programa Parlamento Jovem (leia mais) e foi elaborado um termo de cooperação técnica da Câmara com a Escola de Administração do Instituto Municipal de Administração Pública (saiba mais).
Assinado no dia 21 de julho, o termo de cooperação permitirá a participação dos servidores da Câmara Municipal nos cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação do Imap. “O objetivo da cooperação técnica com o Imap é aprimorar toda a gestão pública, com reflexos positivos para a comunidade. É uma vitória, depois de meses de conversas, pois começamos a buscar esse convênio no início do ano”, relatou Nilton Cordoni, diretor-geral da Câmara de Curitiba. Para ele, “é a chance de resgatar a Escola do Legislativo, para que ela possa se firmar e trabalhar em prol da sociedade”.
Criada em 2013 e regulamentada em maio de 2015, pela resolução 4/2015, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba tem o objetivo de promover ações de qualificação profissional, voltadas não só para servidores da Casa, mas também para os cidadãos em geral (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba