Balanço legislativo: Escola da CMC capacitou novos mandatos

por Assessoria Comunicação publicado 26/07/2017 12h55, última modificação 19/10/2021 11h11

Com previsão orçamentária de R$ 244 mil para 2017, a Escola do Legislativo começou o ano organizando uma semana de capacitação voltada aos parlamentares da nova legislatura. A Semana Legislativa, de 16 a 23 de fevereiro, apresentou os departamentos da Câmara Municipal aos mandatos e noções para a elaboração de textos oficiais, redação oficial e comunicação pública, por exemplo (notícias aqui e aqui).

Depois disso, a Escola focou em atividades de planejamento, dividindo-se entre o apoio a cursos de capacitação técnica aos servidores e a organização de um chamamento público de palestrantes e professores. “Foi feita uma pesquisa às diretorias a fim de serem definidas as necessidades de treinamento e capacitação. De posse das respostas, a Escola fez uma ampla listagem que, após revisada, orientou o conjunto de cursos e capacitações para 2017 e 2018”, diz a direção.

Tais informações constam em resposta da Escola do Legislativo a pedido de informações da Comissão de Educação, Cultura e Turismo (064.00013.2017), no qual aponta-se que os servidores Antonio Carlos Torrens e Amanda Izabelle Moreno responderam pela unidade no primeiro semestre. “Na continuidade, foi feito um chamamento público para palestrantes e professores, objetivando a formação de um banco de talentos”, diz o documento.

Nesse período, por exemplo, houve reuniões com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para a inclusão do Legislativo no programa Parlamento Jovem (leia mais) e foi elaborado um termo de cooperação técnica da Câmara com a Escola de Administração do Instituto Municipal de Administração Pública (saiba mais).

Assinado no dia 21 de julho, o termo de cooperação permitirá a participação dos servidores da Câmara Municipal nos cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação do Imap. “O objetivo da cooperação técnica com o Imap é aprimorar toda a gestão pública, com reflexos positivos para a comunidade. É uma vitória, depois de meses de conversas, pois começamos a buscar esse convênio no início do ano”, relatou Nilton Cordoni, diretor-geral da Câmara de Curitiba. Para ele, “é a chance de resgatar a Escola do Legislativo, para que ela possa se firmar e trabalhar em prol da sociedade”.

Criada em 2013 e regulamentada em maio de 2015, pela resolução 4/2015, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba tem o objetivo de promover ações de qualificação profissional, voltadas não só para servidores da Casa, mas também para os cidadãos em geral (leia mais).