Balanço legislativo: Câmara realiza 53 eventos no 1º semestre

por Assessoria Comunicação publicado 24/07/2017 14h15, última modificação 19/10/2021 11h08

No primeiro semestre da nova legislatura (2017-2020), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu 53 eventos, entre debates públicos, palestras e seminários, cursos da Escola do Legislativo, sessões solenes e visitas guiadas. Do total, 16 foram audiências e reuniões públicas promovidas por diversos vereadores, 3 a mais que no primeiro semestre de 2016, o penúltimo da legislatura 2013-2016.

A instalação da 17ª legislatura e a posse dos vereadores eleitos e reeleitos ocorreu  em 1º de janeiro, em sessão solene no Palácio Rio Branco; seguida, no dia seguinte, pela eleição dos membros da Mesa Diretora e da Corregedoria da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018, com a promessa do presidente Serginho do Posto (PSDB) de administrar com economia e austeridade.

A primeira reunião pública do ano foi realizada no dia 14 de fevereiro, por iniciativa de Maria Leticia Fagundes (PV), com foco em projetos de lei que tratam do combate à violência contra a mulher. No encontro, a coordenadora estadual da Política da Mulher, Terezinha Ramos, rebateu rumores de que a Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em 2016, poderia ser fechada.

A revitalização do Rio Belém foi debatida em audiência pública em 22 de março. Promovido por Goura (PDT), o evento reuniu representantes do Governo do Paraná, Ministério Público, Prefeitura de Curitiba, Mitra Arquidiocesana e de conselhos e entidades da área ambiental. No dia 30 do mesmo mês, a Câmara de Curitiba celebrou os 324 anos da capital e da sua própria fundação com uma sessão solene em homenagem a 32 personalidades locais.


Em 27 de março, especialistas, sindicalistas e parlamentares defenderam, em reunião pública de iniciativa da Professora Josete (PT), a mobilização popular contra a Reforma da Previdência, a PEC 287/2016, em tramitação no Congresso Nacional. O evento também criticou medidas que haviam sido anunciadas pela Prefeitura de Curitiba para alterações no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
 
Por iniciativa de Katia Dittrich (SD), em 28 de março, especialistas trocaram experiências sobre a assistência à população de rua e seus animais de estimação. Também voltada aos direitos dos animais foi a audiência pública do dia 18 de maio, promovida pelo gabinete de Fabiane Rosa (PSDC), quando a superintendente de controle ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Marilza Dias, garantiu que os “cães comunitários” – alimentados e cuidados por tutores voluntários – continuarão nos terminais de ônibus.   

A Frente Parlamentar contra as Drogas, presidida por Ezequias Barros (PRP), discutiu, em reunião do dia 19 de abril, a importância do reconhecimento das comunidades terapêuticas como modelo de tratamento à dependência química. Já no dia 20 do mesmo mês, em debate público de iniciativa de Helio Wirbiski (PPS), o secretário municipal de Urbanismo deu sinal positivo para o projeto de lei que cria o alvará fácil, de iniciativa do próprio vereador.

Ilíada no Palácio
Pela primeira vez na história do Palácio Rio Branco, o prédio histórico recebeu uma leitura da obra de Homero, a Ilíada. O evento foi realizado em 6 de abril e reuniu um público de 50 pessoas. O ator Richard Rebelo, da Companhia Iliadahomero de Teatro, foi o responsável por declamar o Canto 16 da Ilíada. A mesma apresentação performada na Câmara Municipal fez parte de uma maratona de leitura de Homero na 35ª edição do Fadjr Festival Internacional de Teatro.